Bragança vence Argozelo pela margem mínima com André Reis em destaque (com galeria)
A primeira mão dos quartos de final da Taça Distrital da Associação de Futebol de Bragança sorriu ao Grupo Desportivo de Bragança, que venceu, este domingo, o Minas de Argozelo pela margem mínima (0-1), num jogo onde o guarda-redes brigantino André Reis brilhou entre os postes ao defender uma grande penalidade ao minuto 90.
No Campo da Cova, em Argozelo, o nevoeiro não escondeu a combatividade de ambas as equipas, que protagonizaram uma luta intensa pela posse de bola e tentaram evitar ceder a iniciativa do jogo, culminando num primeiro tempo com poucas oportunidades de golo para ambos os lados.
No reatamento, apesar da forte réplica da equipa da casa, o Bragança demonstrou maior ligação entre os setores e, ao minuto 60, o médio Nuninho aproveitou o espaço concedido à entrada da área para efetuar um remate 'venenoso', ao qual o guarda-redes Veloso defendeu de forma notável.
O aviso estava dado, e o golo acabaria por surgir pouco depois, ao minuto 66, por intermédio de Kika, que procurou o espaço para disparar, beneficiando do desvio em Rhuan, para marcar o primeiro e único golo da partida.
Ao minuto 88, numa fase de maior pressão por parte dos locais, é assinalada uma grande penalidade devido a uma falta do defesa Passas sobre Énio.
Este lance resultou na atribuição de um cartão vermelho direto ao jogador canarinho, que tinha entrado aos 79 minutos para o lugar de Kika.
Chamado a assumir a responsabilidade, Litcha não conseguiu evitar a defesa de André Reis, mantendo o resultado em 0-1, à passagem do minuto 90.
No final do disputado encontro, o treinador do Argozelo, Carlos 'Pedrinha' Carneiro, lamentou alguma falta de sorte desde que assumiu o comando técnico da equipa argozelense. "Isto é futebol; já no jogo anterior diante do Macedo de Cavaleiros, a sorte não esteve do nosso lado, acabando por sofrermos golos em ressaltos. Só nos resta aceitar a sorte, mas acredito que se continuarmos a aplicar esta seriedade, iremos regressar aos bons resultados. Não estamos a pensar no jogo da segunda mão. É necessário estar concentrados no próximo jogo do campeonato diante do Moncorvo, mas com certeza, iremos a Bragança com vontade de vencer."
Do lado da formação canarinha, o treinador Nuno Gonçalves considerou a vitória justa. "Foi um triunfo suado, mas merecido, principalmente pelo que oferecemos ao jogo no segundo tempo. Não que no primeiro tempo tenhamos estado ausentes, pois mostrámos concentração e defendemos bem, num jogo sem muitas situações de perigo, mas na segunda parte corrigimos e mostrámos ser dignos vencedores”.
“Este é um campo complicado, onde enfrentámos uma equipa forte fisicamente e bem orientada, apenas com duas derrotas no campeonato, mas estávamos preparados para vencer. Agora, as atenções voltam-se para o jogo do campeonato diante do Vila Flor, onde queremos continuar na senda das vitórias,” acrescentou.
Quanto ao momento do jogo, em que André Reis defendeu a grande penalidade, Nuno Gonçalves elogiou a habilidade dos guarda-redes brigantinos. "No final do encontro, não consigo ver do banco se foi penálti ou não; o André Reis esteve muito bem e cumpriu plenamente as suas funções, dando justiça ao resultado. Ele teve uma defesa para realizar durante o jogo e esteve à altura; é por isso que os nossos guarda-redes são diferenciados. O nosso trio de guarda-redes é excelente e todos merecem ter a oportunidade de jogar."
Nos restantes jogos dos quartos de final da Taça Distrital, o Macedo de Cavaleiros garantiu uma vantagem confortável para o jogo da segunda mão ao vencer o Vila Flor em casa por 4-0, com golos de Falcão (22’ e 82’), Gancho (67’) e Boris (68’).
Já o Rebordelo e Vinhais asseguraram triunfos magros, mas importantes, diante de Moncorvo e Carção, respetivamente. No Campo de Jogos de Rebordelo, a festa do golo foi de Léo Correia, aos 89’, enquanto em Vimioso, a equipa de Marco Mobil celebrou o golo solitário de Maurício, aos 58’, na conversão de uma grande penalidade.
Os jogos da segunda mão dos quartos de final da Taça Distrital estão agendados para o dia 4 de fevereiro.
Fotos: Guilherme Moutinho