Bragança vence Mirandês e encerra primeira volta só com vitórias (com galeria)
O Grupo Desportivo de Bragança terminou a primeira volta do Campeonato Distrital da AF Bragança com o estatuto de líder invicto na Divisão de Honra, após vencer, este domingo, no Estádio Municipal de Bragança, o Grupo Desportivo Mirandês, em jogo a contar para a 11.ª jornada da prova.
Num duelo em que a formação canarinha foi mais pressionante e criteriosa no ataque, é relevante destacar o bom início por parte dos visitantes, que, explorando a velocidade da sua linha avançada, procuraram causar algum embaraço aos líderes do campeonato.
Apesar do atrevimento inicial por parte dos mirandeses, foi o Bragança quem abriu o marcador, aos 11 minutos, através do incansável Hélton, que concluiu de forma exemplar uma jogada de envolvência do setor ofensivo brigantino.
Até ao final do primeiro tempo, a partida manteve-se animada, com as intervenções dos guarda-redes a merecerem aplausos. Heron demonstrou elasticidade ao negar o golo a Tony (20'), e do lado oposto, Pedro Fernandes afastou o remate perigoso de Bruno Souza (42').
No regresso dos balneários, o Bragança manteve a determinação que o caracterizou no primeiro tempo e o resultado foi ampliado, aos 73', com Nuninho a converter uma grande penalidade, assinalada por uma alegada falta de Tales sobre Danny.
Aos 83’, a trave da baliza de Pedro Fernandes impediu o golo do Mirandês, após um livre lateral cobrado por Sancum.
A vitória brigantina foi confirmada ao minuto 90 por Nuninho, que, à entrada da área, atirou certeiro para o 3-0.
Após o apito final, o treinador do Bragança, Nuno Gonçalves, elogiou os seus jogadores por encerrarem a primeira volta de forma invicta. "Foi um jogo muito bem conseguido, desde a primeira parte até ao último minuto, onde fomos uma equipa muito equilibrada. Poderíamos ter decidido o jogo mais cedo, mas os meus jogadores estão de parabéns por terminarem a primeira volta apenas com vitórias. O Mirandês é uma equipa muito competitiva e foram dignos vencidos."
Já o timoneiro do Mirandês, António Forneiro, reconheceu o mérito da vitória do Bragança, mas destacou a quebra física evidenciada como consequência da pausa natalícia. "Estivemos bem nos primeiros quinze minutos, onde até desperdiçámos uma oportunidade flagrante. No entanto, a partir desse momento, sentimos alguma quebra física, justificada pela pausa natalícia e pela consequente ausência de treinos. Este facto foi agravado pela dificuldade de enfrentar a melhor equipa do campeonato após esse período de férias".
“Acredito que no lance antes do penálti assinalado a favor do Bragança existe uma situação semelhante do outro lado, em que o critério da arbitragem não é o mesmo. O Bragança mereceu vencer, mas não seria escandaloso se tivéssemos conquistado um ponto,” acrescentou.
Para a segunda volta do Campeonato Distrital, António Forneiro espera contar com reforços para almejar os lugares cimeiros. "Agora, segue-se uma pausa no Campeonato, durante a qual iremos trabalhar e queremos contar com algumas caras novas para enfrentar o resto da época. Necessitamos de mais experiência neste plantel para oferecer mais garantias."
Após este desfecho, o Mirandês desce para o sexto lugar, com 19 pontos.
No próximo domingo, 14 de janeiro, as emoções da Taça Distrital regressam com os encontros referentes à primeira mão dos quartos de final da prova rainha do futebol distrital brigantino: Macedo-Vila Flor; Rebordelo-Moncorvo; Argozelo-Bragança e Carção-Vinhais.
Fotos: Guilherme Moutinho