Brigantina arrecada prata no Mundial de Hóquei Feminino 2024
A Seleção Nacional Feminina de Hóquei em Patins não conseguiu superar o favoritismo da Espanha, perdendo este sábado na final do Mundial de Hóquei Feminino (0-2), disputada em Novara, Itália.
Apesar da derrota, Portugal alcançou um honroso segundo lugar, numa campanha de grande mérito para as atletas lusas. Destaque para a brigantina Ana Fernandes, que, com apenas 17 anos, marcou três golos nos seis jogos realizados com as cores nacionais.
A jovem atleta tem somado feitos importantes, incluindo a conquista do Campeonato Europeu de Sub-17 em 2023 e o título de bicampeã nacional Sub-19 pelo Gulpilhares.
No jogo da final, a equipa lusa foi derrotada por 2-0, com golos de Sara Roces (aos 24 minutos) e Maria Sanjurjo (aos 26 minutos), que selaram a conquista do título pela Espanha.
Em declarações à Federação de Patinagem de Portugal (FPP), o selecionador Hélder Antunes destacou o longo caminho percorrido para atingir este patamar. «Saio com o sentimento de dever cumprido. Desde 2019, temos trabalhado com as bases, em colaboração com as associações e clubes, e começamos a ver frutos desse trabalho. Mas este é um processo que requer tempo para se consolidar».
Antunes sublinhou a qualidade da seleção espanhola, reconhecendo o seu domínio recente nas competições. «É claro que estou triste. Queria muito a medalha de ouro, mas ao analisarmos o nosso percurso e o que fizemos contra a Espanha, não podemos esquecer que eles ganharam os últimos sete Europeus e estiveram nas finais dos últimos cinco Mundiais, vencendo quatro. É uma equipa fortíssima e merece todo o respeito».
O treinador elogiou ainda o esforço das jogadoras portuguesas: «Embora não tenhamos conseguido ultrapassar as dificuldades, demos tudo em campo e lutámos pela vitória até ao fim. Agora, é seguir, sem baixar a cabeça».
Com esta vitória, a Espanha conquistou o seu oitavo título mundial, enquanto Portugal sofreu a sua quinta derrota em finais, depois de 1998, 2000, 2008 e 2016.
Confira os resultados da campanha lusa:
Fase de Grupos:
Portugal 5 x 0 Colômbia
França 0 x 5 Portugal
Argentina 2 x 3 Portugal
Quartos de final:
Portugal 13 x 1 Inglaterra
Semi-final:
Portugal 2 x 0 Itália
Final:
Portugal 0 x 2 Espanha
Foto: FPP