Bragança

Capela de Santa Rosa recuperada e ao serviço do povo

Publicado por AGR em Qui, 09/11/2025 - 09:32

A Capela de Santa Rosa de Viterbo, construída em 1806 a mando do Pe. Inácio José Vaz, na aldeia de Refoios, na Serra da Nogueira, em Bragança, foi recuperada e volta a estar ao serviço da população daquela aldeia da freguesia do Zoio.
A obra esteve a cargo do antigo presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, que herdou o imóvel após um processo de partilhas, e foi inaugurada na passada quinta-feira, dia 04, precisamente o dia de Santa Rosa de Viterbo, que a aldeia festejava como um feriado local.
“Na altura em que foi construída, a igreja matriz estaria com algumas dificuldades para receber as cerimónias religiosas e esta capela foi licenciada pelo então vigário-geral e governador da diocese, como capela particular mas, também, para serviço público, para a aldeia.
“Decidimos proceder agora à sua recuperação, após um processo de habilitação de herdeiros. Estava fechada há alguns anos, um pouco abandonada. Mesmo sendo um passivo e depois de estudado o processo da sua construção e as exigências que a diocese fez ao Pe. Inácio Vaz em termos de doação à capela para garantir que a mesma seria conservada e as cerimónias religiosas se fariam nas condições habituais - imagino o esforço que não tenha sido feito nessa altura - com a doação de propriedades especificamente para isso, decidi recuperá-la. A inscrição em escritura pública que foi feita para esse efeito, na [então] vila de Rebordãos, com testemunhas, no sentido de que a capela seria sempre preservada por si e pelos seus sucessores, qualquer que fosse a forma como a mesma chegava ao proprietário futuramente.
Nessa perspetiva, entendi que tinha uma obrigação e teria de fazer esse esforço de reabilitação”, explicou o antigo presidente da Câmara de Bragança.

Assinaturas MDB