FUTEBOL DISTRITAL

Carção resgata vitória 'feliz' na visita aos Estudantes Africanos (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2024-10-21 12:25

O Clube Desportivo e Cultural de Carção conquistou o primeiro triunfo da temporada, ao superar a equipa dos Estudantes Africanos pela margem mínima de 2-3, no cumprimento do jogo em atraso relativo à primeira jornada do Campeonato Distrital da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Bragança.

A partida, realizada este domingo no Parque Desportivo de Santa Apolónia (IPB), juntou duas formações que tiveram um início complicado na competição, posicionadas no fundo da tabela e à procura dos primeiros pontos da temporada.

A pressão para somar pontos refletiu-se no desempenho das equipas, com a qualidade do futebol praticado a deixar bastante a desejar. O golo de William Carvalho, aos 13 minutos, parecia prometer mais emoção numa partida disputada a um ritmo morno.

A vantagem dos visitantes durou até ao minuto 23, quando Baltazar, em destaque pelos Estudantes, deu seguimento a um canto apontado pelo capitão Anildo.

O conjunto estudantil iriar sofrer um duro revés, passados dois minutos do empate conquistado, com a expulsão de Domingo Moniz por acumulação de cartões amarelos.

Apesar da inferioridade numérica, a equipa da casa mostrou superioridade nos duelos individuais e conseguiu a reviravolta ao minuto 54, por Gilson, num lance bem delineado pelo ataque africano, com Carlos Júnior a ser crucial na assistência.

O Carção recuperou a vantagem no marcador com o ‘contributo’ do guarda-redes dos Estudantes, Leandro Martins, que aos 80 minutos derrubou William Carvalho em zona de rigor, permitindo a Liedson faturar na marca de grande penalidade, onde o cabo-verdiano não falhou e fez o 2-2.

Aos 84 minutos, o Carção ficou a jogar com 10, após a expulsão de Daniel, que viu o segundo amarelo.

O 3-2 surgiu aos 85 minutos, com o guardião dos Estudantes a não estar no seu melhor momento, permitindo a Vagner Santos marcar após um canto de Carneiro.

No rescaldo do encontro, o jovem treinador dos Estudantes Africanos, Hugo Almeida, não escondeu o desalento por deixar fugir pontos. “Deixámos escapar a vitória por detalhes, apesar de termos jogado com um jogador a menos desde os 25 minutos. Num jogo em que conseguimos a reviravolta, custa muito termos perdido mais uma vez pontos. Tivemos boas oportunidades e controle de bola, mas no final acabámos por cometer erros cruciais.”

Por seu lado, Beto Silvestre, treinador do Carção, reconheceu as dificuldades na competição distrital, considerando o primeiro triunfo da época como ‘feliz’. “Foi uma vitória conquistada à custa de muito esforço, com muito coração e pouco futebol. Apesar da vantagem numérica, permitimos a reviravolta dos Estudantes, o que evidencia as nossas dificuldades. A Distrital é muito exigente, e o Carção tem uma equipa com pouca experiência. Contudo, aproveitámos os erros do adversário para marcar os golos e garantir a nossa primeira vitória. Parabéns aos meus jogadores que acreditaram até ao fim e aos Africanos, que até jogaram melhor, sem esquecer a equipa de arbitragem.”

Acertadas as contas da Divisão de Honra, o Carção é o oitavo classificado, com 3 pontos, enquanto os Africanos estão na nona posição, ainda sem pontuar.

A animação do Campeonato Distrital regressa já no próximo domingo com o seguinte alinhamento, referente à 5.ª jornada: Carção-Macedo Cavaleiros, Mirandela-Rebordelo, Torre Moncorvo-Argozelo e Africanos-Cachão. O Vinhais-Mirandês 1968 fica adiado para 24 de novembro.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB