Nordeste Transmontano

Centro de Investigação em Educação Básica celebra ‘aliança estratégica’ com Universidade de Valência

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-11-10 09:29

O Instituto de Políticas de Previdência Social (POLIBIENESTAR) da Universidade Politécnica de Valência, em Espanha, vai passar a colaborar com o Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) da Escola Superior de Educação de Bragança para, em conjunto, captarem mais fundos europeus. “Estamos muito interessados em fazer uma aliança estratégica com o IPB a nível da investigação para projetos europeus”, explicou Jorge Garcés, professor catedrático do POLIBIENESTAR, que visitou a ESEB na passada sexta-feira e no sábado.
Esta aliança entre as duas instituições ibéricas permitirá a captação de fundos europeus para projetos “que poderão aumentar de forma significativa nos próximos cinco a 10 anos”, referiu aquele docente espanhol, nomeado professor Príncipe das Astúrias na Universidade de Georgetown, em Washington.
A ideia passa por criar uma equipa “potente” de investigadores jovens que constituam recursos humanos para o futuro da investigação das duas instituições. “A POLIBIENESTAR tem 10 universidades espanholas que já trabalham em conjunto, por isso queremos fazer uma aliança ibérica com o IPB”, acrescentou Jorge Garcés.
Esta parceria é considerada vantajosa pelos responsáveis do CIEB. “O nosso centro está em redefinição estratégica porque assenta na educação básica não como educação formal, mas como a educação que é necessária para a convivência social. É a base de toda a sociedade e tem uma ligação muito próxima com o modelo do POLIBIENESTAR, no qual nos estamos a inspirar para o trabalho que queremos desenvolver”, explicou Cristina Mesquita, responsável do CIEB

Assinaturas MDB