Cidália Fernandes conquista o título de bicampeã mundial em TRAP 5 e aponta aos Jogos Olímpicos (com galeria)
A atleta vinhaense Cidália Fernandes, em representação da seleção portuguesa, conquistou este domingo, em Mira, a medalha de ouro na 7.ª edição do Campeonato do Mundo em TRAP 5, revalidando o título conquistado em 2021, na cidade de Granada.
Cidália Fernandes mostrou pontaria afinada ao atingir um total de 137 pratos em 150, batendo a concorrência das espanholas Judit Gimeno e Isabel Pacheco por uma diferença de 10 pratos.
Para a atiradora de Vinhais a revalidação do título mundial é a cereja no topo do bolo numa época em que conquistou o Campeonato Nacional, Taça de Portugal e medalha de bronze no Campeonato da Europa, em Mérida. “É uma alegria enorme. Subir ao pódio e ouvir o hino português é inexplicável".
A atleta do Clube Industrial de Pevidém começou a prática do tiro desportivo há três anos. A paixão pelas armas já vem de longe, onde começou como caçadora há 13 anos. “No primeiro ano do meu trajeto no tiro desportivo fiquei em segundo lugar no campeonato nacional, no segundo ano voltei a repetir a classificação, perdendo o título por uma diferença de um prato no desempate. Este ano consegui ser campeã nacional com uma margem de diferença considerável, apesar de ter pouco tempo disponível para treinar por motivos profissionais”.
Para a próxima época os objetivos estão traçados e a continuidade no CI Pevidém está assegurada. “Na próxima época quero iniciar-me na modalidade do fosso olímpico, disciplina que dá a visibilidade necessária para tentar alcançar os Jogos Olímpicos em 2024” revelando que “vou permanecer com muito orgulho no CI Pevidém. Independentemente das propostas de outros clubes, é ali que me sinto bem e quero ficar”.
O evento de tiro mundial decorreu entre os dias 9 a 11 de setembro, no Campo de Tiro de Mira e contou com a participação de cerca de 150 atletas, oriundos de vários países.
A 7.ª Edição do Campeonato Mundial de TRAP 5 foi uma organização da Associação de Caçadores de Mira e da Federação Portuguesa de Tiro com Armas de Caça.
Fotos: Direitos Reservados