Nordeste Transmontano

Clientes da EDP recebem alertas de pagamento por telemóvel mas são burla

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-08-10 08:59

Vários clientes da EDP Comercial têm sido surpreendidos com SMS alertando para a necessidade de pagamento urgente da conta do mês, com data limite do dia em que são avisados, sob a ameaça de corte do fornecimento de energia.
Os casos têm-se sucedido nos últimos meses. A técnica é sempre a mesma. “EDP Comercial: O valor da sua fatura não foi debitado. Evite corte até 12:00 de 27-06-2023 regularizando o valor em falta utilizando a referência Multibanco abaixo”, pode ler-se numa dessas mensagens enviadas por telemóvel.
O cliente recebe o SMS com valores em pagamento muitos superiores ao habitual nos consumos. Uma das clientes que recebeu um desses SMS em junho, reportou a situação à EDP. “Eu denunciei e dizem que nada podem fazer. Francamente não entendo, pois eles até utilizam e deixam um número de telemóvel, bem como referência multibanco e entidade, eu acho que algo se poderia fazer”, explicou a visada.
Outra cliente que recebeu um SMS semelhante na manhã da passada terça-feira, 8 de agosto, informou a EDP Comercial da existência de um erro no envio do pedido de pagamento por telemóvel no valor de 168.48 euros, uma vez que dispõe de débito direto em conta, e este mês tem uma conta de 41 euros de consumos para pagar cujo prazo só termina no final do mês e do qual recebeu informação via email. “A EDP verificou o caso, dizendo que não havia qualquer pagamento em débito, nem tinha enviado qualquer SMS e que se tratava de uma burla e, como tal, não devia proceder ao pagamento da quantia solicitada”, explicou Maria Graça

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