Nordeste Transmontano

Covid-19: casos ativos voltam a subir e serviço de ortopedia de Macedo afetado

Publicado por Fernando Pires/AGR/FP em Seg, 2020-12-14 21:40

O mais recente boletim das autoridades de saúde sobre a situação da pandemia da Covid-19 no distrito de Bragança dá conta de um novo aumento de casos ativos, dado que se registaram - entre a noite da sexta-feira, e as 15,00 horas desta segunda-feira – mais casos novos (187) de infeção por Sars-Cov-2 do que pacientes recuperados (114).

Como não são especificados os concelhos onde aconteceram os novos casos nem os recuperados, só é possível fazer uma comparação dos casos ainda ativos.

Ainda assim, ao que apuramos, desde sexta-feira, o concelho de Mirandela registou 14 casos novos e viu 20 pacientes recuperarem da doença, o que dá uma diminuição de 6 casos ativos.

Nos 12 concelhos do distrito, apenas 3 registam menos casos ativos, face à passada sexta-feira: Torre de Moncorvo tem menos 12 ativos, o que equivale a dizer que o número de recuperados foi superior em 12 ao número de novos infetados.

Em Mirandela, há menos 6 casos ativos e em Freixo de Espada à Cinta também se registou uma diminuição de 4 casos ativos do novo coronavírus.

Nos restantes 9 concelhos, houve mais novos casos de infeção do que recuperados e por isso também aumentou o número de casos ainda ativos.

O hospital de Macedo de Cavaleiros, nomeadamente o serviço de ortopedia, foi um dos locais afetados por um novo surto, assim como a Santa Casa da Misericórdia macedense.

Em Bragança, o aumento é de 28, face a sexta-feira, com a Obra Social Padre Miguel a registar 49 casos entre utentes e funcionários e o Palácio da Sabedoria, um lar privado, 13.

Há ainda cinco casos em Baçal, 16 em Coelhoso, 21 em Milhão, 38 em Outeiro, três em Parada, sete em Rebordãos, cinco em Serapicos, sete em S. Pedro dos Sarracenos, seis em Izeda e 243 na freguesia da cidade.

Vimioso regista mais 23 casos ativos. Miranda do Douro mais 16, fruto do surto identificado na semana passada na Casa da Criança.

Mogadouro tem mais 8. Alfândega da Fé tem mais 7 ativos, face a sexta-feira. Vila Flor aumentou mais 6 casos. Macedo de Cavaleiros tem mais 3. Vinhais tem mais 2 ativos, e Carrazeda de Ansiães volta a ter um caso ativo, depois de vários dias sem qualquer infetado.

Hoje faz precisamente 11 meses, que se registou o primeiro caso desta pandemia no distrito, e estão confirmados 4325 casos. Estão dados como recuperados 3488 pacientes.

Estão oficialmente confirmadas pelas autoridades de saúde 77 mortes, se bem que, durante o fim-de-semana se registaram pelo menos mais dois óbitos associados à Covid-19, mas que ainda não estão reportadas no boletim desta segunda-feira.

Restam ainda 760 casos ativos espalhados pelos 12 concelhos.
Confira a lista dos casos que ainda estão por recuperar em cada concelho.
BRAGANÇA 359
VIMIOSO 107
MIRANDELA 77
MIRANDA 52
MACEDO 51
VINHAIS 28
MONCORVO 22
ALFÂNDEGA 20
MOGADOURO 19
FREIXO 12
VILA FLOR 12
CARRAZEDA 1

Assinaturas MDB