Nordeste Transmontano

Covid-19: Dia termina com 32 novos casos no distrito de Bragança e três mortes

Publicado por AGR/FP em Sex, 2020-10-09 23:22

Esta sexta-feira terminou com um balanço de 33 novos casos de covid-19 no distrito de Bragança.
O relatório diário das autoridades de saúde dá conta de 36 casos, mas quatro deles (três em Bragança e um em Mirandela), tinham já sido revelados pelo Mensageiro de Bragança ontem à noite, pelo que são 32 os novos casos agora conhecidos.
Destes, há 28 novos casos no concelho de Bragança, a maioria relacionada com o surto na Santa Casa (quatro funcionários e alguns familiares), com um novo surto na cantina do Instituto Politécnico (IPB) e com a comunidade brasileira.
O concelho de Mirandela registou mais dois casos de infeção, um homem e uma mulher, que não estão relacionados com os outros casos registados esta semana.
Falta ainda conhecer o resultado dos testes realizados esta sexta-feira a alguns alunos da escola secundária que integram a turma da estudante de 14 anos que testou positivo, na passada quarta-feira.

Os restantes dois casos novos no distrito de Bragança registaram-se nos concelhos de Mogadouro (freguesia de Bemposta) e Vinhais.

A boa notícia é que, nas últimas horas, foram dados como curados da doença 16 pacientes, 3 deles na freguesia de Aguieiras, no concelho de Mirandela, que já só contabiliza 5 pessoas infetadas.

Até ao momento, depois de mais de 30 mil testes realizados, o distrito já teve 950 casos confirmados, dos quais 537 já recuperaram. Há a lamentar 36 mortes.

Restam ainda 377 casos ativos. Bragança tem 245, ou seja, 65% do número total de infetados. Vimioso conta 40 casos ativos. Freixo de Espada à Cinta 21. Macedo de Cavaleiros 20. Mogadouro 14. O concelho de Mirandela tem agora 13 casos (8 na cidade e 5 nas Aguieiras). Vinhais tem 11. Moncorvo contabiliza 7. Miranda do Douro, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, e Alfândega da Fé registam um caso, cada.

Há ainda 4 importados. 2 de Lisboa, 2 de Madrid e outro de Ponte de Lima.

As autoridades de saúde têm mais de 600 contactos sob vigilância ativa.

Assinaturas MDB