Nordeste Transmontano

Covid-19: morreu presidente da junta de freguesia de Lagoaça e mais um utente do 'hospitel'

Publicado por AGR/FP/FP em Dom, 2020-11-15 12:40

Morreu o presidente da junta de freguesia de Lagoaça, em Freixo de Espada à Cinta, que estava internado no hospital com covid-19.

Esta foi a segunda morte registada este fim de semana associada à pandemia do novo coronavírus, pois já este sábado faleceu mais um utente do 'hospitel', em Mirandela.

Trata-se de um homem de cerca de 90 anos, um dos 38 utentes infetados pelo novo coronavírus do lar "Bom Samaritano/Hospitel" da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela.

Apesar de ter várias patologias graves associadas, como tinha testado positivo dias antes para a Covid-19, o óbito acaba por ser referenciado pelas autoridades de saúde como sendo mais uma vítima mortal associada ao novo coronavírus.
Desde que foi detetado o surto naquela instituição, já morreram três utentes que tinham testado positivo.

Sendo assim, segundo os últimos dados avançados pelo Provedor da SCMM, há 51 infetados (37 utentes e 14 funcionárias).

Nas últimas horas, há também a confirmação de mais um surto num lar de idosos do distrito que já vai em 39 casos positivos (33 utentes e 6 colaboradores). Trata-se do lar de Ligares (Freixo de Espada à Cinta) cuja direção do Centro Social Monsenhor Martins, já emitiu um comunicado a confirmar os contornos deste novo surto de Covid-19.

Os efeitos da pandemia também se fizeram sentir na equipa de futebol do Grupo Desportivo de Bragança com um caso positivo, o que obrigou ao isolamento do plantel e com isso já foi adiado o jogo entre o Bragança e o Cerveira agendado para a manhã deste domingo

Quanto aos dados atualizados da pandemia no distrito de Bragança, desde quinta-feira que não é emitido qualquer boletim, pelo que se desconhece o evoluir da situação, mas o Mensageiro sabe que na sexta-feira foram contabilizados 114 casos novos no distrito.

A próxima atualização só deve acontecer na próxima segunda-feira, dia em que os concelhos de Mirandela, Carrazeda de Ansiães, Miranda do Douro, Freixo de espada à Cinta e Torre de Moncorvo também passam a estar abrangidos pelas restrições impostas pelo estado de emergência, nomeadamente o recolher obrigatório, entre as 23,00 horas e as 05 da manhã, com as exceções previstas, e a partir do próximo sábado também estarão abrangidos pelo recolher obrigatório, ao fim-de-semana, a partir das 13 horas, que já está a acontecer durante este fim-de-semana nos cinco concelhos do distrito que já figuravam na lista vermelha da primeira fase, ou seja, nos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Vila Flor e Alfândega da Fé.

Assinaturas MDB