Nordeste Transmontano

Covid-19: Surto em Alfândega já tem sete casos e obrigou ao encerramento da creche da Santa Casa e ao isolamento do presidente da Câmara

Publicado por AGR em Seg, 2020-10-12 14:19

São já sete os casos conhecidos em Alfândega da Fé, situação que levou ao encerramento da creche da Santa Casa da Misericórdia local.

De acordo com o presidente da Câmara de Alfândega, Eduardo Tavares, que também se colocou em isolamento voluntário, estão já cerca de 70 pessoas em isolamento profilático, incluindo uma turma de 7.º ano, na qual estuda o filho do autarca.
“A situação está um bocado feia. Estamos a fazer o rastreio, em conjunto com as autoridades de saúde. Tivemos casos confirmados no fim de semana. Hoje estamos a fazer mais testes. Na próxima quarta-feira faremos aos alunos do agrupamento”, explicou o autarca ao Mensageiro.

O primeiro caso foi detetado na passada quarta-feira. O homem, de 84 anos, está internado no hospital de Bragança, mas a sua situação é “estável”.

“Alguns dos contactos apresentam, já, sintomas, pelo que os números deverão aumentar”, concluiu Eduardo Tavares.
Ao longo do fim de semana foram detetados cerca de 80 casos, a maioria deles em Bragança onde, para além do surto na Santa Casa, há também um grande número de infetados entre a comunidade brasileira residente (relacionados com uma igreja Evangélica), na cantina do IPB, bem como alguns casos entre a comunidade africana residente (não estudantil), que levou, inclusivamente ao adiamento do jogo da Taça de Portugal entre o Rebordelo e o Varzim.

Há, também, um surto em Mogadouro, relacionado com uma vindima.

Assinaturas MDB