Diocese

D. José Cordeiro recebe notícia da elevação da igreja de Moncorvo a Basílica "com gratidão"

Publicado por AGR/SDCS em Sex, 2022-01-28 19:58

D. José Cordeiro, administrador da diocese de Bragança-Miranda e arcebispo nomeado de Braga, recebeu hoje "com gratidão" a notícia da elevação da igreja matriz de Torre de Moncorvo a Basílica, após proposta sua.
"[Recebo esta notícia] com gratidão à Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos que, pelas faculdades que o Papa Francisco lhe concede, nos atribui este título de Basílica Menor à fantástica igreja matriz do arciprestado de Moncorvo e é, também, um sinal da memória agradecida do arcebispo santo S. Bartolomeu dos Mártires, que ao tempo terá pensado na criação de uma diocese cuja sede fosse aquela igreja matriz e em honra de Bartolomeu dos Mártires", disse ao Mensageiro.

Por isso, "está previsto que a solene proclamação seja no dia da memória de S. Bartolomeu dos Mártires, dia 18 de julho, dia que passará a ser celebrado como o da concessão da Basílica", explicou.
Para além disso, "é com alegria, esperança e profunda gratidão à Santa Sé por podermos criar um vínculo maior com o Santo Padre e, também, uma enorme responsabilidade para a exemplaridade daquela igreja sob o ponto de vista pastoral, espiritual, cultural, arquitetónico, numa ecologia integral da liturgia na Igreja".

Esta é a segunda basílica da diocese, depois de a igreja de Outeiro também já ter recebido esse título em 2014.
"É uma enorme responsabilidade. Uma numa vila, outra numa aldeia, mas ambas com essa responsabilidade e com o perfil de serem o lugar de misericórdia, de acolhimento e de peregrinação", frisou.

D. José Cordeiro acredita que "o título de basílica tem constituído" a oportunidade de atrair mais visitantes "nos lugares em que estão constituídas e pelos requisitos que a Santa Sé pede, e com a participação do Conselho Presbiteral, da Unidade Pastoral e de todos os organismos de comunhão, este é para ser ainda mais um lugar espiritual e pastoral, para que, no caso de Moncorvo, conforme o lema de S. Bartolomeu dos Mártires, possa arder e alumiar quem ali for e, ao contemplar a beleza daquela igreja, possa fazer da sua vida também um lugar de beleza e um lugar de esperança", concluiu.

Assinaturas MDB