Dia Mundial do Teatro assinalado pela Fisga e Universidade Sénior
A Associação Fisga e o Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Bragança assinalaram o Dia Mundial do Teatro (27 de março) com uma peça, na passada segunda-feira, apresentada às instituições (à tarde) e ao público em geral (à noite).
“Criámos uma peça que se chama O Teatro Acontece. Tem como inspiração uma peça de Pirandello, em que seis personagens, depois de criadas, são abandonadas e vão à procura de alguém que lhes pegue, que as encene.
Esta peça inspira-se nesse aspeto. Temos aqui 30 personagens, que todas elas andam à procura de se constituir como personagem. São pessoas que fazem teatro por amor, que adoram os encontros informais à quarta-feira mas nem sempre estão muito vocacionados para esta exposição”, explicou Acácio Pradinhos, responsável pela direção artística dos dois grupos.
“Normalmente, o processo leva a um produto. Estas pessoas não estão para aí viradas. Querem ser felizes naquele espaço intimista e cúmplice, que é o laboratório de artes, e, de repente, o encenador lembra-se de fazer uma peça de teatro com público e isso causa constrangimentos. Como encenador, explorei esse constrangimento que há entre os dois grupos”, acrescentou o mesmo responsável.
A peça envolveu cerca de 30 atores, das duas associações, e levou cerca de dois meses a montar.
“Acontece que a Fisga é um grupo amador mas já faz teatro há muito tempo, tem outro andamento. [Nesta peça] há o choque entre o rigor da Fisga e a displicência e o deixa andar da Universidade Sénior.
O elenco ronda as 30 pessoas. Gostam de fazer teatro por amor. Significa ocupar o tempo de forma agradável. No caso da Universidade Sénior encontraram nesta atividade um lugar de partilha, de afetos”, explicou Acácio Pradinhos.
Os espetáculos aconteceram no Auditório Paulo Quintela, em Bragança.