Bragança

Dia Mundial do Teatro assinalado pela Fisga e Universidade Sénior

Publicado por AGR em Qui, 2023-03-30 11:08

A Associação Fisga e o Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Bragança assinalaram o Dia Mundial do Teatro (27 de março) com uma peça, na passada segunda-feira, apresentada às instituições (à tarde) e ao público em geral (à noite).

“Criámos uma peça que se chama O Teatro Acontece. Tem como inspiração uma peça de Pirandello, em que seis personagens, depois de criadas, são abandonadas e vão à procura de alguém que lhes pegue, que as encene.

Esta peça inspira-se nesse aspeto. Temos aqui 30 personagens, que todas elas andam à procura de se constituir como personagem. São pessoas que fazem teatro por amor, que adoram os encontros informais à quarta-feira mas nem sempre estão muito vocacionados para esta exposição”, explicou Acácio Pradinhos, responsável pela direção artística dos dois grupos.

“Normalmente, o processo leva a um produto. Estas pessoas não estão para aí viradas. Querem ser felizes naquele espaço intimista e cúmplice, que é o laboratório de artes, e, de repente, o encenador lembra-se de fazer uma peça de teatro com público e isso causa constrangimentos. Como encenador, explorei esse constrangimento que há entre os dois grupos”, acrescentou o mesmo responsável.

A peça envolveu cerca de 30 atores, das duas associações, e levou cerca de dois meses a montar.

“Acontece que a Fisga é um grupo amador mas já faz teatro há muito tempo, tem outro andamento. [Nesta peça] há o choque entre o rigor da Fisga e a displicência e o deixa andar da Universidade Sénior.

O elenco ronda as 30 pessoas. Gostam de fazer teatro por amor. Significa ocupar o tempo de forma agradável. No caso da Universidade Sénior encontraram nesta atividade um lugar de partilha, de afetos”, explicou Acácio Pradinhos.

Os espetáculos aconteceram no Auditório Paulo Quintela, em Bragança.

Assinaturas MDB