FUTEBOL FORMAÇÃO

Escola Crescer assegura o título distrital de Iniciados com vitória por 2-0 frente ao FCMA (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Sex, 2023-05-26 09:53

A Escola Crescer sagrou-se vencedora do Campeonato Distrital de Iniciados da AF Bragança ao vencer, esta quinta-feira, na visita ao Futebol Clube Mãe d'Água, por 0-2, no cumprimento da partida relativa à jornada seis (invertida) da competição de sub-15.

Num jogo bem disputado e competitivo, com todas as características de um apetecível dérbi distrital, a Escola Crescer acabou por levar a melhor diante dos vizinhos do FCMA, onde a maior capacidade física dos jovens jogadores da equipa orientada por Marco Mobil provou ser determinante.

A equipa visitante ganhou vantagem no marcador ao minuto 31, por intermédio de um infeliz autogolo do avançado Ruben, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Tiago Teixeira. Foi um golo muito festejado pela equipa azul-celeste, que proporcionou alguma tranquilidade numa primeira parte onde o guarda-redes do FCMA, Rodrigo Morais, mostrou-se em bom plano.

O golo que garantiria o triunfo e a conquista do título distrital no escalão de iniciados surgiu no segundo tempo, aos 49 minutos, por Francisco Fernandes, coroando um excelente trabalho individual do prolífico avançado da Escola Crescer.

Após marcar o golo, a Escola Crescer recuou as linhas e, graças a uma maior intensidade nos duelos individuais, foi empurrada para a sua zona defensiva. Apesar das ameaças, o guarda-redes da Escola Crescer, José Costa, mostrou a competência necessária para manter a sua baliza incólume.

No final do encontro, em clima de celebração, Miguel Lobão, responsável pelo escalão de iniciados da Escola Crescer, lembrou o desaire da semana anterior diante do Mirandela (1-2) e exaltou a conquista inédita do título distrital. “Queríamos ter resolvido a questão do título no fim de semana passado, mas não conseguimos. A ansiedade é algo natural nestes momentos para os miúdos, mas foi uma excelente vitória a coroar uma época fantástica. Sentimos muito orgulho pelo feito inédito de contar com uma equipa da Escola Crescer nas competições nacionais”.

O goleador Francisco Fernandes não escondeu a sua felicidade pelo troféu conquistado. “Estou muito contente, vencemos com o esforço de todos. Trabalhámos muito durante a semana, após a derrota diante do Mirandela, mas levantámos a cabeça e mostrámos estar prontos para este jogo. Estou muito feliz pelo campeonato ganho. Agora é festejar”.

Palavras semelhantes foram expressas pelo capitão da Escola Crescer, José Lobão. “É uma alegria ter sido campeão, numa época em que fui capitão pela primeira vez. Conseguimos gerir a ansiedade e preparámo-nos da melhor maneira para evitar outra derrota”.

Do lado do FCMA, o treinador Alexandre Diegues elogiou a atitude dos seus jogadores. “Sabíamos que iríamos sentir algumas dificuldades, ao alinharmos com uma equipa composta por muitos jogadores de escalões inferiores, mas provámos que somos uma equipa preparada para lutar contra qualquer adversário. Os meus jogadores, apesar da diferença na compleição física, mostraram que ganham na atitude. Quero dar os parabéns à Escola Crescer, que foram uns justos vencedores”.

A equipa de iniciados da Escola Crescer garante o título com 14 vitórias em 15 jogos disputados, totalizando 42 pontos, e na próxima época irá participar nas competições nacionais.

A edição 2022/2023 do Campeonato Distrital de Iniciados AF Bragança será concluída este domingo, com a realização da última jornada (18). O alinhamento da derradeira ronda é o seguinte: Vinhais-Bragança; Mirandela-Vale do Conde; FCMA-Moncorvo e Seixo Manhoses-EF Crescer. Mirandês goza de folga.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB