Escola Crescer sofre derrota em dérbi transmontano
Em jogo da jornada 7 da Série A do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, a Escola Crescer deslocou-se até Vila Real para enfrentar a rival ACDE Diogo Cão, num sempre aguardado dérbi regional.
O resultado terminou a favor da equipa da casa, que venceu por 4-0, com golos de Carlos Costa (27’ e 50’), Martim Medeiros (30’) e João Ferraz (78’).
No rescaldo do encontro, o técnico da Escola Crescer, José Teixeira, comentou o terceiro desaire consecutivo da turma azul-celeste. “Não fizemos um bom jogo, mais uma vez. Quer com bola, onde criámos poucas oportunidades, quer sem bola, onde, embora tenhamos procurado cumprir as tarefas, fomos inferiores nos duelos e incapazes de encontrar soluções para uma transição defesa-ataque eficaz quando a recuperávamos”.
Tendo em conta o período que a equipa atravessa, José Teixeira refletiu sobre as causas dos resultados menos positivos. “Estamos cientes de que esta primeira fase se centra na aprendizagem e adaptação, com a prioridade de preparar o maior número de jogadores para o contexto nacional. No entanto, não escondo ser evidente o decréscimo de rendimento da equipa nos últimos jogos, e temos de refletir internamente. Existem duas razões válidas para a queda do nosso rendimento. A primeira poderia ser o nível de exigência da equipa adversária, embora se deva reconhecer que o Diogo Cão tem um plantel bem estruturado e equilibrado, no passado conseguimos competir com adversários de igual nível. A segunda hipótese aponta para que o decréscimo do nosso rendimento esteja diretamente relacionado com a diminuição do número de treinos e, consequentemente, do tempo de prática. Treinamos metade do que treinávamos no período preparatório, e isso tem um custo, tanto a nível físico como mental. Caiba-nos a nós, equipa técnica e estrutura, encontrar soluções para aumentar o tempo útil de treino,” sublinhando que “cabe-nos transmitir a confiança necessária aos nossos jogadores para o nosso foco ser o processo e não os resultados”.
Com este desfecho, a Escola Crescer segue na oitava posição, com cinco pontos, enquanto a ADCE Diogo Cão sobe ao quinto lugar, com 10 pontos.
Na próxima ronda, marcada para o dia 22 de outubro, a Escola Crescer recebe o segundo classificado, Braga B, enquanto a turma de Vila Real visita o líder Rio Ave. Certamente, não serão tarefas fáceis para ambas as equipas transmontanas.
Foto Arquivo: Guilherme Moutinho