Escola Crescer vence campeonato distrital de Sub-14 com registo invicto

A Escola Crescer confirmou, este domingo, a conquista do Campeonato Distrital de Sub-14, após uma vitória convincente na visita ao rival citadino, Grupo Desportivo de Bragança, por 0-5, no cumprimento da 17.ª e penúltima jornada da competição de iniciados promovida pela Associação de Futebol de Bragança.
No Campo do CEE, a resistência do conjunto canarinho durou até aos 19 minutos, altura em que Daniel Bartolomeu inaugurou o marcador com um desvio de cabeça, na sequência de um canto favorável aos estudantes brigantinos. O segundo golo da Escola Crescer surgiu aos 32 minutos, por intermédio de Ferro, num remate à meia-volta dentro da grande área, com dedicatória a Tiago Lanção, jovem atleta da equipa Sub-14 que se encontra a recuperar de uma lesão grave.
No segundo tempo, a Escola Crescer demonstrou conforto com a vantagem trazida do primeiro tempo e dominou por completo a etapa complementar. Daniel Bartolomeu bisou aos 51 minutos, Lucas fez o 0-4 aos 58’, e o golo que fechou as contas foi apontado por Afonso Martins, ao minuto 62, com sentido de oportunidade, inscrevendo o seu nome na lista de marcadores.
A conquista do título distrital de Sub-14 garante o regresso da Escola Crescer ao Campeonato Nacional de Sub-15 da 2.ª Divisão, competição onde se estreou nas provas nacionais na época 2023/2024.
No rescaldo da partida, Filipe Freixedelo, treinador da Escola Crescer, reagiu ao triunfo dizendo: “Foi encarado como mais um jogo, num campeonato nada fácil, com a equipa a ser muito trabalhadora e dedicada ao que pedíamos como equipa técnica. Soubemos ultrapassar todas as dificuldades e somos uns justos vencedores. É um privilégio para a Escola Crescer voltarmos às competições nacionais e estamos muito orgulhosos com o nosso contributo.”
Também Paulo Lico, coordenador da formação da Escola Crescer, sublinhou o esforço coletivo. “Este título é o reflexo do empenho de todos — jogadores, treinadores, pais e estrutura. É uma conquista que nos enche de orgulho e mostra o caminho certo do nosso trabalho formativo.”
Daniel Barros, técnico do Bragança, reconheceu a justiça do título conquistado pelos adversários. “A estatística diz assim mesmo, não têm qualquer derrota no campeonato. A Escola Crescer foi a equipa com mais atitude, mais maturidade, mais qualidade e acabam por ser justos vencedores. Nós somos uma equipa em processo de crescimento, tivemos altos e baixos durante esta época, com muitos jogadores ainda dos infantis, mas estes miúdos estão a crescer. Acho que isso é o mais importante: têm valores, têm educação, não viram a cara à luta, apesar da adversidade, e acho que é isso que temos de sublinhar.”
A uma jornada do final, a Escola Crescer apresenta um registo invicto, com 14 vitórias e 3 empates nas 17 jornadas disputadas, somando 45 pontos. Já o Bragança ocupa o oitavo posto, com 8 pontos.
Na derradeira jornada, marcada para o dia 27 de abril, a Escola Crescer despede-se dos seus adeptos diante do Mogadourense, enquanto o Bragança visita o Moncorvo.
Além do campeonato, a Escola Crescer pode adicionar a taça ao seu palmarés, uma vez que vai disputar a final da Taça Distrital Sub-14 contra a ADSP Vale do Conde no próximo dia 3 de maio.
Fotos: Guilherme Moutinho