Mirandela

Escritor Ernesto Rodrigues apresenta livro em Lisboa

Publicado por AGR em Qui, 2023-03-09 09:43

O escritor Ernesto Rodrigues, natural de Torre de D. Chama (Mirandela), apresenta o seu mais recente romance, Liliputine, no próximo dia 16 de março, às 17,30h, na Livraria Ferin, em Lisboa.
Trata-se do nono romance do autor transmontano, inspirado nos acontecimentos vividos entre a Rússia e a Ucrânia.
“Descreve momentos fortes da História europeia desde a morte de Estaline, em 1953 (Estaline é modelo de Putin, que não fala às crianças do acordo germano-soviético de 1939, para cada país devorar a sua parte na Polónia). Saliento duas invasões: em 1956, na Hungria; em 1968, já não só os tanques soviéticos, mas também outras forças do Pacto de Varsóvia, na Checoslováquia. O atual czar, liliputiano, tem outro modelo: Pedro, o Grande – que, todavia, media dois metros e três”, diz Ernesto Rodrigues.
Segundo o autor, Liliputine funde As Viagens de Gulliver e sua ilha de Liliput com Putin(e), nome donde deriva ‘liliputinar’, cujos presente do conjuntivo e imperativo significam: «reduza Putin à sua pequenez ou insignificância».
À apresentação, que será feita pelo próprio autor, segue-se debate sobre a Europa nos últimos 70 anos, após a morte de Estaline, em 5 de Março de 1953.
A sessão termina às 19 horas.
Já hoje, Ernesto Rodrigues é o convidado da primeira sessão mensal :”Conte-nos a sua História de Vida”, da Casa de Trás-os-Montes em Lisboa, de que é embaixador.

Assinaturas MDB