Bragança

Escultura homenageia caretos de Grijó de Parada

Direitos Reservados
Publicado por Glória Lopes em Qua, 2022-12-28 12:13

Para perpetuar a memória dos que já vestiram a pele de careto e para salvaguardar o futuro desta tradição, a aldeia de Grijó de Parada, em Bragança, inaugurou ontem uma escultura de homenagem aos mascarados.
Trata-se de uma escultura da autoria de André Seca, presidente da Associação de Caretos de Grijó de Parada, entidade responsável pela instalação do elemento artístico, que contou com o apoio do Município de Bragança que custeou a obra, e da junta de freguesia, que cedeu o terreno, e do Instituto Politécnico de Bragança. “É para homenagear Grijó de Parada e os caretos, os que já partiram e que os que estão a lutar para manter a tradição, bem como deixar uma marca para os futuros caretos e para incentivar os jovens a aderir”, explicou André Seca.
A associação quer que a aldeia tenha um elemento associado à tradição das mascaradas que possa ser visto o ano todo. “É uma marca. As pessoas agora chegam e podem ver algo relacionado. A ideia surgiu em 2015, mas atrasou-se tudo por causa da pandemia de chovido-19”, contou.
Segundo o dirigente associativo cada vez mais jovens querem vestir a pele de careto. “Com as deslocações que fazemos a outras localidades, o Carnaval dos caretos e a divulgação da câmara, tem ajudado a atrair a juventude”, acrescentou.

Assinaturas MDB