Estrada para a Puebla cada vez mais degradada entre Rio de Onor e Ungilde

É cada vez mais demorada a viagem entre Bragança e Puebla de Sanábria, devido ao mau estado do piso desde Rio de Onor até Ungilde (Espanha). À sinuosidade desta via de montanha juntam-se as bermas danificadas que estreitam a faixa de rodagem consideravelmente.
O presidente da Câmara de Bragança, Paulo Xavier, tem conhecimento da situação, mas ressalva que se trata de uma estrada no país vizinho. “Já falei sobre isso com as autoridades espanholas. Eles têm um bom projeto de requalificação que vai cortar várias curvas”, indicou o autarca de Bragança salientando que se trata de uma via que não pode ser usada por veículos pesados. “É uma necessidade urgente que entre em obras porque a circulação é difícil”, afirmou.
O autarca admite que se desconhece quando avançará o projeto espanhol, que está concluído, mesmo a nível ambiental, porém ainda não tem financiamento grantido. Do lado português o projeto para requalificar a estrada entre Bragança e Rio de Onor está em fase de análise da Análise de Impacte Ambiental (AIA) na Agência Portuguesa do Ambiente. “Tudo indica que está a andar bem e que até ao final deste mês poderá ser conhecido o resultado da AIA. Mal seja possível, a Câmara de Bragança está em condições de avançar para o lançamento do procedimento concursal”, referiu o autarca que acredita que até ao final do ano a obra pode estar no terreno. “Depois é preciso que haja uma convergência de vontades para que a obra não avance só do lado português, porque, dessa forma, ficamos na mesma e sucede como nuna Ponte Internacional de Quintanilha que esteve uns anos à espera para ser usada, porque do outro lado não havia estrada”, indicou Paulo Xavier.
A requalificação do lado português tem uma verba prevista no valor de cerca de 29 milhões de euros.