FUTEBOL DISTRITAL

Estudantes Africanos mostram lição bem estudada frente aos Lusos (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2022-11-27 20:11

Os Estudantes Africanos garantiram a segunda vitória da época, este domingo, ao bater os Lusos, por 4-2, em jogo da 8.ª jornada do Campeonato Distrital AF Bragança.

Com uma primeira parte de luxo, a turma de José Alves conseguiu dominar e chegar ao primeiro golo, com naturalidade, na conversão de uma grande penalidade, ao minuto 23, a castigar mão na bola de Moreano. Chamado à responsabilidade, o capitão Eric Rodrigues não tremeu e abriu o marcador. 

O segundo golo da tarde cinzenta, no Campo do IPB, seria marcado por Stefan, aos 36'. O ala dos Africanos aplicou um remate violento que fez a bola embater na trave para, caprichosamente, entrar e sair da baliza. O lance ainda foi contestado, mas a decisão do fiscal de linha Miguel Ribeiro foi acertada.

No segundo tempo, os anfitriões tentaram manter a bola no meio-campo contrário, perante um adversário que se mostrava cada vez mais ansioso nas manobras ofensivas. Embora, por vezes, pouco objetivo, o Lusos iria reduzir ao minuto 83. Jack Rivas aproveitou um “brinde” de Jornalo e diminuiu a diferença no marcador.

Sem tempo a perder, aos 85’, o recém-entrado ponta de lança António aproveitou uma falha do guardião Lamberti e de baliza aberta consegue o 3-1. O ritmo era frenético e, aos 87’, surge o 3-2 pelo goleador Gabriel Rodrigues.

As contas ficariam fechadas ao minuto 90 com o bis de António, na sequência de um pontapé de canto de Danilo.

Nas entrevistas rápidas, José Alves frisou a importância do triunfo. “Foi uma vitória importante e merecida pelo trabalho desenvolvido. Fizemos uma primeira parte a roçar a perfeição, conseguindo manietar por completo o adversário, em que podíamos ter marcado mais golos. Na segunda parte sofremos algum desgaste físico, o que levou a momentos menos conseguidos. Este resultado reforça a nossa confiança, mas não retira o foco dos nossos desafios diários. Temos feito bons jogos e trabalhado bem, nem sempre com resultados condizentes, neste jogo conseguimos mostrar mais assertividade”.

O técnico dos Lusos, Rafael Fonseca, mostrou-se resignado e apontou algumas falhas próprias de um plantel muito jovem. “Foi um jogo difícil. Não estávamos preparados para algumas adversidades que defrontámos durante a partida e acabámos por perder por culpa nossa. Entrámos apáticos no primeiro tempo e na segunda parte jogámos mais com o coração do que a cabeça. Estes jogadores mostraram uma ansiedade própria da idade e da falta de experiência. Estes são jogadores de primeiro ano de sénior e essa inexperiência nota-se com equipas mais evoluídas taticamente,” concluiu.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB