Vimioso

A Feira das Artes, Ofícios e Sabores tida como um importante certame para a economia local

Publicado por francisco Pinto em Seg, 2019-12-23 17:02

A Feira das Artes, Ofícios e Sabores, que se realiza em Vimioso, é cada vez mais um polo atração para aquele concelho do Planalto Mirandês e que este ano assinala este ano o seu 20.º aniversário, com três dias movimentados em termos turístico e económicos.
“Esta feira é importante para a projeção do concelho e para a valorização dos produtos locais, o que permite aos expositores acreditar no futuro. Aqui também há potencial para o desenvolvimento da economia e as pessoas puderem ganhar o seu sustento”, disse o presidente da Câmara, Jorge Fidalgo.
O certame é tido pelos seus promotores, como uma montra “única” para exposição dos produtos endógenos e dos produtos artesanais do concelho, onde foi possível ver artesãos a executar trabalhos ao vivo, em profissões que já fazem parte do passado, mas que alguns teimosamente tenta manter, apesar da idade avançada.
O certame assinalou 20 anos e este ano contou com cerca de 70 expositores de vários ramos de atividades, vindo um pouco de todo o território nordestino.
O facto de Vimioso ser um concelho transfronteiriço leva a que sejam os espanhóis os primeiros a marcar lugar nos três dias do certame, procurando a gastronomia, os produtos endógenos e o artesanato produzido no concelho do distrito de Bragança.
Também nas atividades paralelas, que decorreram ao longo de todo o fim-de-semana e que jantaram centenas de pessoas, o números de participante espanhóis, também foi considerável.
A Feira das Artes, Ofícios e Sabores teve, pelo segundo ano consecutivo, teve uma mostra da gastronomia local inteiramente ligada à carne mirandesa, onde o restaurante montado no local da feira, não teve mãos a pedir, principalmente, no sábado.

Assinaturas MDB