Festival Terra Transmontana com “balanço positivo”
O presidente da Câmara de Mogadouro fez um balanço “muito positivo” dos três dias do Festival Terra Transmontana (FTT), que animou esta vila durante o último fim de semana, numa iniciativa que atraiu visitantes oriundos da região e um pouco de todo o país e estrangeiro.
“A palavra que melhor pode definir os dois últimos festivais é sucesso. Eu creio que foi notória a participação das pessoas e a sua agregação em torno deste evento. Este ano houve algumas ‘nuances’, como foi a dispersão das várias atividades festival para diversos espaços, tais como espetáculo de fogo que foi realizado em frente à Igreja Matriz, o que minha opinião obrigou a movimentar as pessoas dentro desta grande área que é o centro histórico”, disse António Pimentel.
Segundo o autarca, ao nível da restauração as tasquinhas e as casas de que se abriram aos mogadourenses estiveram sempre no seu máximo. Penso que sobre o ponto de vista económico ou lúdico, foi na minha perspetiva, um grande sucesso”, vincou.
Questionado pelo Mensageiro se o FTT poderá sofrer mudanças nas próximas edições, o autarca de Mogadouro avançou que sim.
“Pegamos neste festival que nasceu com anterior executivo municipal e por considerarmos que a FTT tinha pernas para andar, para se manter e para melhorar é isso que se tem procurado fazer. Ou seja, a cada ano melhorar”, concretizou António Pimentel.
A autarquia considera que há espaço para melhorar o festival, para que as pessoas possam desfrutar dos espetáculos das várias iniciativas que decorreram durante três dias e noites nesta zona da vila de Mogadouro.
“A zona histórica de Mogadouro é vasta e pode ser muito mais preenchida”, observou.
O festival terminou com o desfile etnográfico que segundo números disponibilizados pela autarquia juntou 41 coletividades, freguesias, uniões de freguesia, entre outros que fizeram jus ao tema do festival que este ano foi “Migrações e Tradições”, onde cada um dos participantes deu o seu melhor para retratar o tema apresentado pelo município.