Douro Internacional

Fogo afetou mais de 3.300 colmeias em três concelhos e causou prejuízos de 350 mil euros

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 09/04/2025 - 09:55

O fogo que deflagrou no dia 15 de agosto no Douro Internacional afetou 3.300 colmeias, causando prejuízos de cerca de 350 mil euros em três concelhos, revelou a associação de apicultores desta área protegida,
Vítor Ferreira, técnico da Associação de Apicultores do Douro Internacional (AADI), disse que há prejuízos avultados, porque ardeu tudo tão rápido e as abelhas ficaram sem alimento em 3.300 colmeias instaladas no concelho de Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Mogadouro, no Douro Superior.
“Há prejuízos avultados que, nesta fase, rondam os 350 mil euros neste concelho. Temos o levantamento feito e aponta para as 3.300 colmeias que arderam ou ficaram muito danificadas, num fogo que lavrou de forma muita rápida, com grande impacto ambiental na flora autóctone”, explicou o técnico da AADI, com sede em Mogadouro.
Vitor Ferreira acrescentou que, apesar dos apiários estarem localizados em zona de mosaico florestal, em vinha ou amendoal, a força do fogo, tocada a vento, levou tudo na sua frente, ao longo de três dias.

Assinaturas MDB