Formação de Guarda-Redes em Macedo de Cavaleiros contou com nomes de peso
A cidade de Macedo de Cavaleiros recebeu, na última sexta-feira e sábado, o 'Projeto 1 – Escola de Guarda-Redes de Futsal', uma iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol, em colaboração com a Associação de Futebol de Bragança. O objetivo deste projeto é impulsionar o desenvolvimento dos guarda-redes de futsal nas equipas de formação, proporcionando aos treinadores as ferramentas necessárias para promover a evolução dos jovens atletas.
Esta ação formativa, dividida entre a componente teórica e prática, contou com a participação de destacadas personalidades na modalidade, tais como Ricardo Azevedo, técnico nacional e Campeão do Mundo universitário de futsal feminino, Bebé, ex-guarda-redes da Seleção Nacional e Campeão do Mundo e da Europa, e Pedro Cary, antigo internacional português e Campeão da Europa, desempenhando o papel de formadores.
“O nosso objetivo, acima de tudo, é ajudar a que o treino de guarda-redes seja cada vez melhor. Se costumámos dizer que o guarda-redes é meia equipa, então temos de ensinar e ajudar os treinadores principais a dar mais valor ao guarda-redes,” afirmou o selecionador nacional, Ricardo Azevedo, em declarações para a afbraganca.fpf.pt.
A iniciativa envolveu a participação de 11 jovens atletas, tanto do sexo masculino como do feminino, na posição específica de guarda-redes. “Solicitámos à AF Bragança pelo menos 10 guarda-redes que nunca tivessem ido às seleções nacionais. A ideia é aumentarmos o leque de jogadores ilegíveis para as seleções nacionais”, acrescentou o técnico nacional.
O Projeto 1 – Escola de Guarda-Redes de Futsal foi lançado em 2017 e, desde então, tem percorrido as associações distritais e regionais de futebol. Esta foi a segunda vez que a iniciativa chegou ao distrito de Bragança, após ter contado com a participação do antigo internacional português João Benedito e de Pedro Palas, treinador de guarda-redes da Federação Portuguesa de Futebol, em 2018.
Após passar por Bragança, o Projeto 1 – Escola de Guarda-Redes de Futsal seguirá para Ponta Delgada.
Foto: AF Bragança