GCB ambiciona que a 3.ª Meia Maratona das Cantarinhas repita o êxito das edições anteriores
O Ginásio Clube de Bragança encontra-se atualmente nos preparativos para a realização da terceira edição da Meia Maratona das Cantarinhas, visando a consolidação da prova brigantina como um evento desportivo de referência. As inscrições, que abriram no passado dia 17 de dezembro, prometem atrair entusiastas e atletas da modalidade para uma jornada desafiante que terá lugar no dia 12 de maio.
Com um histórico de sucesso, a Meia Maratona tem conquistado cada vez mais participantes a cada edição. Adélia Sendas, presidente do Ginásio Clube de Bragança, expressou a satisfação com o crescimento contínuo do evento. "Dado o sucesso da I edição em 2022 com 1501 inscritos, na II edição em 2023 com 1872 inscritos, é óbvio que a fasquia da Meia Maratona está já muito elevada."
"O total de prémios monetários e a distribuição dos mesmos será idêntico aos dos anos anteriores, o que acreditamos ser também uma forma atrativa para os participantes", acrescentou a presidente brigantina.
Relativamente às expectativas para a terceira edição, Adélia Sendas destaca o desejo de manter o sucesso anterior e fazer com que os participantes se sintam acolhidos: "É óbvio que ter inscrições acima dos 1800 inscritos seria excelente. Quanto a novidades, ainda não podemos avançar decisões definitivas, estamos a trabalhar no sentido de aumentar a animação e tentar tornar a corrida ainda mais inclusiva, mas ainda não está nada efetivado."
A experiência acumulada ao longo das edições anteriores revela-se valiosa. Adélia Sendas destaca: "A experiência das outras edições, de alguma forma, é uma mais-valia, não só porque já temos contacto com os clubes e atletas de renome nacional que tornaram a prova tão competitiva, mas também a nível organizativo."
A Meia Maratona das Cantarinhas é mais do que uma competição desportiva; é uma celebração familiar. "A prova está organizada e pensada para a participação de todos. Manter as provas jovens com a participação do ano passado (cerca de 600 crianças), onde os pais vão assistir, e posteriormente participam na caminhada onde os miúdos também os acompanham, vai de facto ao encontro da visão e missão do Ginásio Clube de Bragança que é promover a prática desportiva, diminuir o sedentarismo e aumentar a participação jovem, disponibilizando a formação adequada no Atletismo."
Com a tradição de sucesso e a busca incessante por melhorias, a 3.ª Edição da Meia Maratona das Cantarinhas promete mais do que uma competição atlética; é um convite para celebrar o desporto, a comunidade e a superação pessoal.
Foto: Diogo Pinto