Vinhais

Governo mantém calendarização da segunda fase da estrada Vinhais-Bragança

Publicado por Glória Lopes em Qui, 11/13/2025 - 09:50

Está concluída a primeira fase da obra de requalificação da estrada Vinhais-Bragança, anunciou na passada sexta-feira o presidente da Câmara, durante a sessão de abertura da 20º edição da Rural Castânea-Feira da Castanha. “Está praticamente executada, mas falta aquela que é a mais importante e mais estruturante, que é a segunda fase (variante a Vila Verde). Sei até por um documento do Orçamento do Estado, e pela palavra do ministro da Infraestruturas, que o concurso para a segunda fase vai entrar em breve”, explicou o autarca sublinhado que “ontem já era tarde”.
Luís Fernandes pediu celeridade nos procedimentos com vista à construção da variante. “Porque é com estas infraestruturas e ligações que podemos alterar o resultado dos estudos [índice de pode de compra que coloca Vinhais, como o terceiro concelho com piores indicadores]”, observou. Por isso reclamou discriminação positiva a nível fiscal para o Interior, com mais incentivos. Luís Fernandes referiu que tudo indica que o concurso da variante será lançado ainda este ano. “Depois, claro que levará o tempo normal para a execução da obra, mas aquilo que realmente interessa é o facto de haver o compromisso desse concurso”, observou.
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, que participou na sessão de abertura da Feira da Castanha, assegurou que “está tudo a correr” conforme o calendário. “Não há atrasos para já, nem esperamos que venham a existir e, portanto, tudo o que está calendarizado vai seguir. A segunda fase da obra vai arrancar exatamente quando ela estiver calendarizada, no próximo ano”, garantiu Carlos Abreu Amorim que deu uma “palavra de reforço” ao senhor presidente da câmara enquanto representante dos vários autarcas presentes.

Assinaturas MDB