Bragança

Graça Morais homenageou Mega Ferreira com uma exposição

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-02-23 10:16

Estão patentes até junho no Centro de Arte Contemporânea, em Bragança, duas novas exposições da autoria da artista Graça Morais.
Trata-se de ‘Homenagem a António Mega Ferreira - Linhas da Terra/ Os Olhos Azuis do Mar’ e Graça Morais’ e ‘Os Rituais do Silêncio’. Esta é a terceira vez que as salas do CAC estão todas preenchidas com obras da artista que empresta o seu nome a equipamento cultural. “Foi eu que produzi a expsição, com a Joana Baião, para estas salas”, explicou Graça Morais à margem da inauguração das mostras, na passada quinta-feira.
A primeira exposição é uma homenagem da pintora a António Mega Ferreira, para recordar uma amizade com quase 40 anos, que a artista descreve como uma “oferta” que faz ao jornalista e escritor falecido este ano. “O António Mega Ferreira acompanhou-me numa série quando foi exposta, sobretudo, no Brasil. Quando escreveu sobre o meu trabalho, em 1985, a convite de Vasco Graça Moura. É o primeiro livro dedicado à minha pintura e o início de um grande reconhecimento da minha obra. Também recordo com saudade os encontros de Sines em 2005, que deram origem ao maravilhoso livro Os Olhos Azuis do Mar. Preservo na minha memória, com afeto e gratidão, o privilégio de conhecer um homem ímpar que enriqueceu intelectualmente e artisticamente este país”, explicou a artista que desta forma lhe faz uma grande homenagem. “É uma prova de reconhecimento. Nós pela vida fora devemos reconhecer e dar valor a grandes encontros na nossa vida, pessoas que nos apreciam e nos valorizam”, acrescentou a artista.

Assinaturas MDB