Nordeste Transmontano

Hernâni Dias considera “inconcebível” situação da maternidade de Bragança

Publicado por António G. Rodrigues em Sex, 2022-01-21 16:53

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, considera “inconcebível” o facto de a Unidade Local de Saúde do Nordeste ter de enviar grávidas para o hospital de Vila Real um dia por semana por falta de médicos especialistas.

O autarca, eleito pelo PSD, teme mesmo que seja um primeiro passo rumo ao encerramento.
“Tememos que possa haver uma tentativa de encerramento, que já não era inédita. Na altura, a Câmara também se opôs de forma veemente a esta situação. Não deixaremos de tomar as medidas que julgarmos necessárias, não tanto sob o ponto de vista da execução, mas alertar para esta situação problemática, que representa uma perda enorme para Bragança e será facilmente resolvida.

Conheço duas pessoas interessadas em vir para Bragança e elas não são contratadas. Já seria grave se houvesse falta [de médicos] e não quisessem vir mas é mais grave ainda que haja interesse e não há vontade de contratar estas pessoas”, considerou.

Hernâni Dias aponta ainda o dedo à falta de informação. “É preocupante vermos as nossas grávidas encaminhadas para outras unidades hospitalares por falta de médicos dessa área.  Já tive oportunidade de questionar administração sobre a ULS e o que me responderam não é exatamente o que acontece na realidade. Por isso, não há uma vontade clara de explicação, o que ainda nos preocupa mais”, frisou.

Assinaturas MDB