Bragança

Idosos mais isolados do distrito juntaram-se num almoço de Natal oferecido pela GNR

Publicado por Glória Lopes em Ter, 2019-12-31 11:23

Por umas horas deixaram a solidão das suas casas em aldeias espalhadas pelo distrito de Bragança e aceitaram o convite da GNR para um almoço de Natal, que teve lugar no dia 23. Um gesto simples, mas que enterneceu os que decidiram participar.

No comando 13 dos 24 idosos convidados foram recebidos com presentes comprados pelos próprios guardas no âmbito da iniciativa 'Árvore Solidária', cujo carácter simbólico teve como objectivo "dar um miminho aos mais idosos e proporcionar-lhes um dia diferente", acrescentou o comandante.

"Chamamos os mais vulneráveis e isolados, entre os 71 e os 105 anos", explicou Carlos Felizardo, comandante da GNR no distrito de Bragança. Alguns aceitaram o repto, compareceram e não se arrependeram. Manuel António, 84 anos, residente em Cabeça de Igreja, no concelho de Vinhais, era um dos convivas mais animado e confessou que estava tão contente por estar de visita à GNR que até perdeu o apetite. "Não vieram todos os que convidamos, pois alguns já tem dificuldade de mobilidade", acrescentou o comandante.

Alguma das destas pessoas vivem sozinhas e iriam passar o Natal sem companhia, muitas vezes é graças ao programa dos Censos Sénior desenvolvido pela GNR a nível nacional que contam com a visita dos militares, das poucas que recebem a par com os funcionários do apoio ao domicilio das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Assinaturas MDB