Mirandela

Inaugurada unidade de endoscopia digestiva que já realizou seis mil exames

Publicado por Fernando Pires em Seg, 2023-09-18 15:02

Um milhão de euros. Foi o investimento efetuado na nova unidade de endoscopia digestiva do serviço de gastrenterologia da Unidade Hospitalar de Mirandela, que já está a funcionar, desde janeiro deste ano.

Em mais de oito meses, foram realizados cerca de 6 mil exames da especialidade, com as mais inovadoras técnicas para diagnóstico e tratamento de patologias do foro digestivo.

O Ministro da Saúde enalteceu “a qualidade” que tem vindo a ser implementada no Serviço Nacional de Saúde, nas suas diversas valências no distrito de Bragança. “O que nós vemos hoje em Mirandela, são novos serviços, não apenas do ponto de vista da sua infraestrutura física. Inaugurei em Bragança dois serviços. Inaugurei aqui o novo serviço de gastroenterologia, mas o que conta é ver equipas profissionais a trabalhar, a fazer mais e melhor do que o que se fazia antes. É um Serviço Nacional de Saúde que, tendo problemas, tendo insuficiências, tendo muito trabalho a fazer para corresponder às necessidades das pessoas, está a fazer um grande esforço para se renovar, para se reforçar, para manter os valores sempre de solidariedade em todo o território nacional”, adiantou Manuel Pizarro.

A presidente da Câmara de Mirandela entregou um caderno reivindicativo ao Ministro da Saúde com as principais necessidades no concelho que passam pelo reforço das equipas médicas, a criação de um Centro de Saúde Mental e a afetação de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação. “Sabemos das dificuldades de fixação de médicos, em particular o Centro de Saúde de Torre de Dona Chama que tem muitas vezes dificuldade de médico de família e outras situações relacionadas com valências médicas, sem deixar de pensar e ponderar toda a situação ligada com o Centro de Saúde Mental que possa ter vários especialistas a apoiar, julgamos que Mirandela teria uma localização privilegiada para isso poder acontecer”, sustentou Júlia Rodrigues que destacou ainda a importância urgente da instalação de um Centro Materno-Infantil.

“Não vamos deixar de falar nisso como objetivo, nem que para isso haja um complemento daquilo que é o público e o privado. Eu não sou nunca contra o privado, acho que o sistema nacional de saúde deve ser protegido, deve ser acarinhado e é realmente um grande valor que nós temos em Portugal, mas acho que nós, no nosso concelho e na nossa região, temos que ter acesso aos cuidados de saúde primários e também hospitalares, com as mesmas especialidades que temos no litoral, mas em vez de deslocarmos as pessoas, têm que deslocar os médicos e os equipamentos têm que estar cá disponíveis para a proximidade para as pessoas”, concluiu.

Sobre os pedidos em concreto, o Ministro da Saúde não se quis pronunciar, confirmando apenas que leva “a mala cheia de reivindicações” e que “é necessário dar respostas positivas”.
A unidade de endoscopia digestiva, inaugurada na passada sexta-feira, conta com atendimento administrativo e sala de espera, sala de exames endoscópicos, sala de recobro, áreas de desinfeção e de armazenamento, salas de trabalho e gabinetes médicos e de enfermagem.

Assinaturas MDB