IPB cresceu e passou a barreira dos 10 mil alunos
Pelo quarto ano consecutivo o Instituto Politécnico de Bragança mantém-se entre as instituições que mais cresceram a nível nacional no número de alunos colocados no concurso nacional de acesso ao ensino superior.
As colocações da 1ª fase, considerando todo o sistema nacional público de ensino superior, aumentaram 0.9 % face ao ano anterior, enquanto o IPB, colocando 1152 alunos nesta 1ª fase, cresce 7.3 % (mais 78 alunos).
O IPB é o quarto Politécnico que mais alunos coloca (só sendo ultrapassado por Porto, Lisboa, Coimbra e
Leiria).
Todos os cursos na área da Saúde ocuparam todas as vagas nesta primeira fase, mas também em
diversas outras áreas, como sejam a gestão, línguas, arte e design, solicitadoria, comunicação e
jornalismo, enfermagem veterinária, biologia e biotecnologia e outras. As notas dos alunos colocados
subiram também na maioria dos cursos.
De igual modo, nos outros regimes de ingresso, o IPB manteve este ano uma elevada procura, particularmente nos estudantes internacionais.
Nos concursos para alunos internacionais o número de candidaturas superou largamente o número de
vagas disponíveis (globalmente cerca de 4 candidatos para uma vaga).
O IPB colocou já cerca de 1000 alunos nos concursos locais para Licenciaturas (estudantes internacionais, titulares de cursos profissionais e outros concursos locais) a que se somam os 1152 agora colocados na 1ª fase do concurso nacional de acesso. Nos Mestrados estão colocados 970 novos alunos e nos CTESP cerca de 1000 novos alunos. Assim, o número total de novos alunos matriculados supera os 4000, o que significa que o IPB ultrapassará os 10 000 alunos no ano letivo que agora de inicia.