Jorge da Costa quer dar mais visibilidade ao Museu do Abade de Baçal
Jorge da Costa foi empossado hoje como novo diretor do Museu do Abade de Baçal-Domus Municipalis, em Bragança, prometendo dar uma maior visibilidade a este espaço. “A ideia é enriquecer a coleção permanente deste espaço, para o promover, dar outra visibilidade e outra dinâmica”, afirmou.
Jorge da Costa ganhou o concurso público lançado pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) para o cargo, que era ocupado por Amândio Felício,“Tem coleções de muita qualidade e é essa qualidade que eu quero que seja a bandeira deste museu. Um museu de elite, mas ao nível da qualidade e que seja um espaço acessível a toda a gente. Passa por fazer pequenas alterações que podem fazer essa diferença”, explicou.
A diretora regional de Cultura do Norte, Laura Castro, que participou na cerimónia, disse que o novo diretor do MAB vai de encontro “ao perfil definido e que os requisitos foram plenamente preenchidos por este candidato” e que com a mudança de direção “abre-se um novo ciclo”.
O Museu do Abade de Baçal tem obras previstas para 2023, com um orçamento previsto de 645 mil euros. “Estão calendarizadas. Que estava previsto era este ano conseguir ter os projetos para lançar empreitadas a partir do próximo não. Isso irá acontecer, haverá um conjunto de beneficiações que passam por situações de carácter infraestrutural e algumas modificações relativamente às acessibilidades deste museu, também haverá pequenas alterações na Domus Municipalis”, destacou Laura Castro.