Bragança

Jorge Nunes apresenta livro sobre ferrovia

Publicado por AGR em Qui, 2023-06-22 12:22

O antigo presidente da Câmara de Bragança,António Jorge Nunes, apresenta, no dia 05 de julho, o seu mais recente livro, agora sobre a Ferrovia em Trás-os-Montes.

“A chegada do comboio a Trás-os-Montes desencadeou uma revolução no transporte de pessoas e de mercadorias, substituindo a tração animal. O livro da Ferrovia em Trás-os-Montes trata de temas como a reivindicação no parlamento e na região, da construção, os principais protagonistas, a exploração e memórias, o encerramento, a reabilitação de alguns edifícios, a musealização de algumas locomotivas, carruagens e equipamento ferroviário diverso, das linhas do Tua, do Corgo, do Sabor e da ligação da linha do Douro de Barca de Alva a Salamanca”, explica o antigo autarca brigantino, que foi um dos oradores convidados pela Rionor para o Conselho Raiano de sábado passado.

“Os distritos de Bragança e Vila Real foram os últimos a beneficiar da viação acelerada. A primeira linha ferroviária entre Lisboa e o Carregado foi inaugurada em 1856, passados 50 anos o comboio chegou Bragança, a Chaves passados 66 anos, e a Miranda do Douro 82 anos depois, quase um século. Enquanto o país se desenvolvia, Trás-os-Montes ficou para trás durante décadas, mais isolado e com menos oportunidades de desenvolvimento. A história repetiu-se com a construção de estradas, tanto na segunda metade do século XIX, como na primeira metade do século XX, na introdução do automóvel, mais recentemente com a construção da moderna rede rodoviária, estas e outras situações trouxeram-nos ao atual estado de grave declínio populacional”, sublinhou.

A apresentação do livro será no dia 05 de julho, às 17h30, na Sala de Atos do Teatro.

Assinaturas MDB