Mirandela

Juntas enviam 8500 telhas para apoiar a Marinha Grande

Publicado por Fernando Pires em Qui, 02/12/2026 - 11:31

As Juntas de Freguesia de Abambres, Abreiro, Alvites, Bouça, Cabanelas, Caravelas, Carvalhais, Cedães, Frechas, Múrias, Passos, São Salvador, Torre de Dona Chama, Vale de Gouvinhas, Vale de Salgueiro e Vale de Telhas, todas do concelho de Mirandela, enviaram, esta sexta-feira, um camião carregado com cerca de três dezenas de paletes de telha para a Marinha Grande, um dos concelhos mais afetados pelos estragos provocados pela depressão Kristin.
O presidente da junta de Freguesia de Cabanelas diz que não podiam ficar indiferentes a esta tragédia que assolou a região Centro do país. “Depois daquilo que temos visto o caos que está a passar-se na região centro, decidimos, em articulação com outros presidentes de junta, formar dois grupos e enviar 28 paletes de telha para a Marinha Grande”, que foram entregues ao município. “Estamos a falar de um custo total na ordem dos 14.000€, e não pagamos o transporte, que é oferecido pela empresa Transportes Morais”, acrescenta.
António Alves revela que a decisão foi prontamente aceite pelos restantes autarcas. “Em menos de uma hora, consegui reunir estes presidentes e todos estiveram de acordo”, diz.
O autarca adianta que a opção de enviar telhas surgiu depois de o próprio presidente do Município da Marinha Grande ter sinalizado quais os materiais que considera prioritários para ajudar na reconstrução daquele concelho. “O que têm mais escassez é mesmo a telha, pelo que é este tipo de material que vamos mandar para lá”, conta.
Entretanto, o autarca de Cabanelas adianta que as restantes 13 freguesias do concelho de Mirandela, estão a preparar o envio de mais ajuda solidária.

Assinaturas MDB