Leões de Moncorvo asseguram bilhete para os quartos nas grandes penalidades (com galeria)
O Sporting de Moncorvo assegurou, este sábado, a última vaga disponível para os quartos de final da Taça Distrital da Associação de Futebol de Bragança, ao superar a Escola de Futsal Arnaldo Pereira, no jogo da segunda mão da 1.ª eliminatória, em Bragança. A decisão foi alcançada após a marcação de grandes penalidades (1-4), desbloqueando o empate a quatro bolas no prolongamento e o 3-3 no tempo regulamentar.
Deste modo, Sporting de Moncorvo, Vimioso, Pioneiros, Sendim, Miranda do Douro, Torre Dona Chama, Ala e Futsal Mirandela são os emblemas qualificados para os quartos de final da Taça Distrital, com a primeira mão agendada para o dia 12 de janeiro e a segunda no dia 16 de fevereiro de 2024.
Quanto ao jogo que valeu o apuramento do conjunto leonino, é de salientar, antes de mais, a adesão massiva dos adeptos para assistir a uma excelente partida de futsal, conforme antevia o empate registado na primeira mão da eliminatória (3-3), em Moncorvo.
Os sportinguistas iniciaram a partida com o foco em fazer estragos na baliza adversária e, com um caudal ofensivo elevado, acabaram por ganhar vantagem com os golos dos talentosos Fábio Fileno (2’) e António Portela (11’).
Ainda antes do primeiro quarto de hora (14’), Alexandre Barrigão agitou as águas e, num remate de ângulo apertado, reduziu a diferença.
O intervalo foi bom conselheiro para a Arnaldo Pereira, com Clóvis, no segundo tempo, a mostrar veia goleadora, ao dar vantagem aos locais, aos 27’ e 28’.
A Arnaldo Pereira continuava a carregar, mas a eficácia deixava muito a desejar, tanto que ao minuto 32 o jogo ganhou outros contornos. Grilo, na conversão de um livre direto, deu o empate e levou a partida a horas extra.
No prolongamento, houve um golo para cada lado. Fileno bisou na partida, no primeiro período, aos 42’, e Salvador, aos 47’, adiou a decisão para as grandes penalidades.
Na ‘lotaria’ das penalidades, os leões de Moncorvo mostraram pontaria afinada, enquanto o conjunto brigantino desperdiçou dois, por Alves e Valdir (1-4).
No fim do disputado encontro, o treinador da Arnaldo Pereira, Manuel Rodrigues, lamentou a falta de eficácia. “Após a partida que realizámos, considero que não merecíamos este desfecho. Contudo, há que dar os parabéns pelo esforço dos meus jogadores. Foi um jogo onde pecámos na finalização, inclusive nas grandes penalidades. A chave do jogo está aí, o Moncorvo mostrou-se mais assertivo na finalização, nós falhámos muitas ocasiões e isso pagou-se com a eliminação da Taça Distrital,” acrescentando que “há que levantar a cabeça e virar o foco para o Campeonato Distrital onde queremos fazer o nosso melhor.”
Do lado do Moncorvo, Jorge Paiva, salientou o bom espetáculo proporcionado e até explicou as poucas mexidas na equipa. “Foi um jogo impróprio para cardíacos, num grande espetáculo de futsal. Houve bons momentos de ambas as equipas, numa partida onde o resultado poderia ter sido favorável para qualquer um dos intervenientes. Neste jogo, apresentámos algumas condicionantes, com alguns jogadores lesionados, o que obrigou a rodar menos a equipa e até a resguardar a sua condição física em certos momentos da partida.”
O alinhamento dos encontros dos quartos de final já é conhecido, com os jogos: Vimioso-Pioneiros de Bragança; GD Sendim-Miranda do Douro; SC Moncorvo-Torre Dona Chama e Ala- Futsal Mirandela.
Quando questionado sobre o embate diante do Torre Dona Chama na próxima ronda, Jorge Paiva responde de forma pragmática. “É um candidato, mas é muito difícil traçar um cenário. No dia, logo se verá como correm as coisas. A ‘Final Four’ é um desejo para todas as equipas e nós não fugimos à regra,” concluiu.
𝗧𝗮𝗰̧𝗮 𝗗𝗶𝘀𝘁𝗿𝗶𝘁𝗮𝗹 𝗔.𝗙. 𝗕𝗿𝗮𝗴𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗙𝘂𝘁𝘀𝗮𝗹 | 𝟭.ª 𝗘𝗹𝗶𝗺𝗶𝗻𝗮𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗮 | 𝗥𝗲𝘀𝘂𝗹𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝟮.ª 𝗠𝗮̃𝗼
Alfandeguense – Vimioso (5-8) 2-6
Freixo – Sendim (7-22) 4-6
Arnaldo Pereira – Sporting Moncorvo (7-7) 3-3 (4-4 prolongamento e 1-4 g.p.)
𝗧𝗮𝗰̧𝗮 𝗗𝗶𝘀𝘁𝗿𝗶𝘁𝗮𝗹 𝗔.𝗙. 𝗕𝗿𝗮𝗴𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗙𝘂𝘁𝘀𝗮𝗹 | 𝟭.ª 𝗘𝗹𝗶𝗺𝗶𝗻𝗮𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗮 | 𝗥𝗲𝘀𝘂𝗹𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝟭.ª 𝗠𝗮̃𝗼 (𝟬𝟯/𝟭𝟭)
Sendim -Freixo 16-3
Vimioso – Alfandeguense 2-3
Sporting Moncorvo – Arnaldo Pereira 3-3