Lobos matam 21 ovelhas e cordeiros e deixam nove animais feridos em Águas Vivas

Um pastor de Águas Vivas, no concelho de Miranda do Douro, confirmou este domingo que um ataque de lobos provocou a morte de 21 animais e ferimentos graves noutros nove, esta madrugada.
“O ataque dos lobos aconteceu de madrugada. Ao início da noite vim dar de comer às ovelhas, que estavam paridas, e estava tudo tranquilo. Quando cheguei ao local, que está vedado com rede, verifiquei que os animais mortos e feridos estavam espalhados por todo o lado”, disse o pastor José Pais.
Com ar desolado, o pastor interrogava-se como tudo poderia ter acontecido, justificando que o terreno estava vedado e com um cão de guarda nas proximidades, mas depressa concluiu que os lobos terão entrado por um ponto mais baixo da vedação.
“Eles [os lobos] aproveitaram este ponto da vedação para saltar para dentro do terreno que está numa parte mais elevada e atacaram. Tinham de ser pelo menos quatro ou cinco. Um só lobo não fazia isto tudo”, vincou.
José Pais fala, para já, num prejuízo que rondará os quatro mil euros, mas poderá aumentar, porque pode haver animais que não vão resistir aos ferimentos.
“Anda aqui um homem a trabalhar todo ano e acontece isto, tem de se fazer alguma coisa”, desabafou.
Segundo o pastor, os animais mortos e feridos são de raça Manchega, conhecida pela qualidade do leite para produção de queijo, que podem atingir o valor de 200 euros por unidade.
O ataque foi comunicado à GNR e ao Instituto da Conservação da Natureza e Floresta (ICNF).
Em pouco mais de um mês este é o quarto ataque de lobos registado no concelho de Miranda do Douro.