Luís Saraiva e Carla Martinho vencem Meia-Maratona das Cantarinhas com recorde de participantes

Luís Saraiva, em representação dos Linces do Marão, e Carla Martinho, atleta do Recreio Desportivo de Águeda, foram os vencedores da 4.ª Meia-Maratona das Cantarinhas, realizada este domingo nas ruas de Bragança. O evento, organizado pelo Município de Bragança e pelo Ginásio Clube de Bragança, bateu o recorde de participação, com cerca de 3030 inscritos a encherem de cor e energia as artérias da cidade.
Na prova principal de 21 quilómetros, Luís Saraiva impôs-se logo na sua estreia em Bragança, ao cortar a meta com o tempo de 1:07:24. “Foi uma prova muito boa, com um percurso duro, mas bem desenhado e excelente organização. Vim para participar e fazer um bom tempo, e saio com uma vitória. Tenho laços familiares com Bragança, por isso espero voltar numa próxima edição e desfrutar do que esta terra tem para oferecer”, destacou o atleta.
No setor feminino, Carla Martinho confirmou o favoritismo e somou o quarto triunfo consecutivo nesta prova. A atleta, de 48 anos, concluiu a meia-maratona em 1:17:09. “Voltei a ser feliz em Bragança. É sempre um enorme prazer correr aqui e promover esta modalidade no interior. Este resultado é mais uma recompensa do trabalho diário e da dedicação. Bragança é inesquecível.”
Nos 10 km, a vitória masculina foi para Carlos Lopes, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, com o tempo de 32 minutos e 17 segundos. O atleta optou por esta distância após ter competido, na sexta-feira anterior, no Campeonato das Forças Armadas. “É uma vitória especial, a primeira, numa prova com percurso e envolvimento espetaculares. Estes eventos promovem o turismo desportivo e dão visibilidade à modalidade.”
Na vertente feminina, Lucinda Moreiras, também do CA Macedo, impôs-se com 41:03. Natural de Bragança, sublinhou o simbolismo da vitória: “É muito bom vencer na minha terra. Sinto que represento bem o atletismo local e tenho orgulho em ver os mais jovens a seguir os meus passos. Já são mais de 30 anos na modalidade e fico feliz com o reconhecimento.”
Nos 5 km, José Moreira (GCB) repetiu o triunfo da primeira edição da prova, com um registo de 18:09. “Foi uma boa sensação voltar a vencer. O objetivo era melhorar a minha marca pessoal, o que não foi possível, mas fiquei satisfeito.” No feminino, venceu Catarina Fernandes, com a marca de 25:03. “Participei visando superar-me e sair da zona de conforto. Dei o meu melhor num percurso que me agradou muito.”
Na prova jovem dos 5 km, destaque para Rodrigo Moreira, atleta de 15 anos do Ginásio Clube de Bragança, que completou o percurso em 18:04. “Estou muito satisfeito por vencer em casa e representar o meu clube. Alcancei os meus objetivos e isso motiva-me a continuar a trabalhar.”
O atleta paralímpico Eduardo Bacalhau voltou a vencer nos 10 km em cadeira de rodas, mantendo o pleno de vitórias nas suas participações em Bragança. “Foi uma prova exigente, com frio e subidas, mas é sempre excelente participar. A inclusão nesta prova é de aplaudir.”
Adélia Sendas, presidente do Ginásio Clube de Bragança, destacou o número recorde de participantes: “Superámos as 3000 inscrições, com percursos renovados, homologados pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela World Athletics, o que permitiu tempos mais rápidos. Estamos a trabalhar para crescer ainda mais, mantendo a qualidade e exigência de uma grande festa do atletismo regional.”
Também o presidente da autarquia, Paulo Xavier, participou na caminhada e elogiou o impacto do evento. “A Meia-Maratona das Cantarinhas é uma marca de Bragança e de Trás-os-Montes. Tivemos cerca de 3030 inscritos e mais de 700 crianças, o que representa um aumento muito expressivo. Este evento tem um enorme impacto na economia local e vamos continuar a investir nesta área.”
Entre os rostos mais mediáticos presentes esteve Samuel Barata, referência nacional no meio-fundo e padrinho da prova, que, apesar de não competir por estar a recuperar de lesão, fez questão de marcar presença. “Parabéns à organização por este evento espetacular, que valoriza o desporto e a descentralização da prática desportiva. É um orgulho apoiar esta causa.”
A madrinha da prova foi a influencer Cláudia Dias, que completou a sua 11.ª meia-maratona num projeto que visa correr em todos os distritos. “Foi uma experiência fantástica. Juntei um grupo extraordinário para cumprir mais este desafio, num ambiente muito especial.”
Para além das provas de 5, 10 e 21 km, o programa incluiu ainda as corridas jovens e a tradicional caminhada. A organização contou com o apoio da PSP, Bombeiros Voluntários de Bragança, União de Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, Junta de Freguesia de Pinela e Escuteiros do CNE – Agrupamento XVIII.
Fotos: Guilherme Moutinho