Bragança

Luís Vale apresentou livro de crónicas

Publicado por AGR em Qui, 2023-02-02 10:14

O investigador brigantino Luís Vale apresentou, recentemente, em Bragança, o seu mais recente livro, nascido durante a covid-19, ‘Enclausurados, vivências em pandemia’.

A apresentação decorreu no ‘Lost Corner’, em Bragança, num ambiente familiar e descontraído, tónica dominante da obra.

“Este pequeno livro é a reunião de crónicas que fui escrevendo durante os períodos de reclusão impostos pela pandemia sobre a minha(nossa) vivência quase quotidiana dentro de quatro paredes sem quase sairmos de casa. Depois juntei-lhe uns desenhos das minhas crianças e, por sugestão do amigo Carlos d’Abreu [que fez a apresentação], preparamos esta pequena e simples edição”, explicou o autor ao Mensageiro.

Este livro tinha, inicialmente, sido apresentado no Porto, a 17 de dezembro.

Luís Vale garante que esta obra surgiu “sem qualquer ambição literária, mas permanecendo leal ao registo etnográfico” que tanto aprecia, “ainda que neste caso se trate de uma etnografia do eu e do nós”.

“Gostaria que estas páginas fossem lidas, apenas e só, enquanto testemunho de uma experiência em pandemia e seus confinamentos, vertido em palavras que, para além do prazer que me proporcionaram, serviram-me também de fuga e terapêutica para essas horas e dias excepcionais”, sublinhou o autor.

Assinaturas MDB