FUTEBOL DISTRITAL

'Lusos MC SAD' participa no Campeonato Distrital prometendo aposta diferenciada na formação

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2022-09-10 10:34

A temporada 2022/2023 do Campeonato Distrital AF Bragança irá contar com um novo clube, 'Lusos Macedo de Cavaleiros SAD', um projeto com base na formação, em moldes inovadores no contexto do futebol local.

Nuno Perdigão, Diretor Desportivo dos 'Lusos', deu a conhecer este novo emblema, que terá sede em Macedo de Cavaleiros, e que faz a sua estreia nas competições distritais de futebol AF Bragança.  “O projeto é muito simples de definir, somos uma SAD, apoiada por uma Academia, com muitos jogadores jovens e em que pretendemos diversificar o nosso grau de envolvência no futebol a nível nacional. Queremos expandir a nossa marca em todo o Norte de Portugal, nas diferentes associações distritais. A AF Bragança é mais um passo no nosso caminho de expansão da marca,” avançando que “o 'Lusos' estará instalado em Macedo de Cavaleiros, com estrutura técnica e metodologia nossa”.

“O nosso jogador mais velho tem apenas 21 anos, como tal entramos sem expetativas no Campeonato Distrital. A parte competitiva está presente e somos muito exigentes com os nossos jovens. Em breve, iremos divulgar os nomes que farão parte do plantel,” afirmou Nuno Perdigão.

A formação é palavra recorrente no discurso de Nuno Perdigão que anunciou, igualmente, a participação do 'Lusos' no Campeonato Distrital de juniores. “Esta época vamos competir com a equipa de seniores e uma equipa de juniores. Estamos em processo de recrutamento aos talentos locais, onde fazemos questão de ter ligações com as instituições locais, nomeadamente ao CA Macedo de Cavaleiros no capítulo da formação. A nossa prioridade é formar valores com qualidade.”

A componente legal da inscrição da equipa do 'Lusos' nas competições distritais mostrou-se moroso, tendo a confirmação sido oficializada esta sexta-feira. Nuno Perdigão assegura que todas as exigências foram cumpridas e não há lugar para qualquer desconfiança. “Todo o processo burocrático foi cumprido, o 'Lusos' está sediado em Macedo de Cavaleiros e cumpre todas as regras impostas pela AF Bragança, não é um clube de Famalicão que vem jogar cá”. O novo clube da AF Bragança tem também sede em Famalicão e Paredes onde participa nas respetivas competições locais.

Para António Ramos, presidente da AF Bragança, a presença de clubes como os 'Lusos' e Forte Carrezedense é positivo para a competição. “É inédito a vinda de uma SAD para a nossa região. O aumento do número de clubes e atletas é positivo no contexto do Projeto 2024, que visa o aumento do número de praticantes,” salientando que “se há um projeto que envolve a formação, requisito para subir aos nacionais, e associado a uma estrutura autárquica, só temos de dar as boas-vindas ao novo clube. Este conceito é replicado pelo estreante Forte Carrezedense”.

A equipa do 'Lusos' por impossibilidade de utilização do Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros defronta na ronda inaugural, em jornada invertida, o Minas de Argozelo, no Campo da Cova. A partida está agendada para 25 de setembro.

Foto: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB