Macedense garante permanência na 2.ª Divisão com goleada sobre Ossela
O Grupo Desportivo Macedense assegurou, este sábado, a manutenção no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, após vencer, por 2-7, o último classificado, Ossela, em jogo da 12.ª jornada da Fase de Manutenção do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.
Este importante feito significa que o emblema macedense garante a permanência pela quinta época consecutiva, tendo alcançado o objetivo com duas jornadas por disputar até ao final da competição.
No Pavilhão de Ossela, em Oliveira de Azeméis, a vitória tranquilizadora dos macedenses foi alicerçada com os golos de Pauleta (14’), Zé João (22’ e 36’), Riquinho (24’ 27’) Vítor Costa (31’) e Pedro Miguel (32’). Os aveirenses marcaram por Caio Santos (7’) e Bruno Costa (7’).
O treinador macedense Rui Costa, que se encontra ausente da quadra por motivos de saúde, recordou ao Mensageiro o percurso traçado pela equipa de Macedo de Cavaleiros. “Esta época começou com uma grande mudança no plantel relativamente à temporada anterior, devido a decisões pessoais dos jogadores que saíram. Como se tratava de jogadores experientes, foi necessária uma alteração profunda do plantel, o que resultou na perda de muita experiência competitiva a este nível e aumentou significativamente o risco de não alcançarmos os nossos objetivos. Assim, a nossa fase inicial foi menos bem-sucedida, mas sempre se sentiu que o grupo evoluía, comprometido com o trabalho e o processo. Surgiram novas lideranças no balneário, o que indicava que era apenas uma questão de tempo até começarem a surgir os resultados desse trabalho”.
“Naturalmente, na segunda fase, apareceu um GDM mais personalizado e consistente, o que nos permitiu competir com as grandes equipas que participam neste campeonato. Conseguimos disfarçar a grande diferença no volume de treinos em comparação com outras equipas do campeonato, além de outras dificuldades de contexto inerentes a uma equipa amadora do interior norte desertificado, a participar num campeonato cada vez mais profissionalizado,” resumiu Rui Costa.
A ausência forçada por motivos de saúde foi igualmente abordada. “A acrescentar a minha impossibilidade de treinar durante os meses de abril e maio, cruciais para todas as decisões que vinham sendo preparadas. No entanto, essa situação foi superada com relativa facilidade graças à grande qualidade técnica e humana da minha equipa técnica e dos jogadores deste plantel, que conhecem bem o nosso projeto. Agora é hora de comemorar o feito e preparar o futuro, já que há eleições no clube e muitas decisões urgentes a tomar. Gostaria de agradecer a todos os que participaram nesta caminhada, mas não posso nomeá-los para não esquecer ninguém. Só com muito esforço e dedicação foi possível alcançar este sucesso.”
O Macedense encontra-se atualmente em segundo lugar, com 22 pontos, após ter disputado 12 partidas.
Na penúltima jornada, agendada para 20 de maio, a equipa recebe os Amigos de Cerva.
Em termos institucionais, o clube convocou uma Assembleia Geral Eleitoral para o dia 23 de maio na Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros, onde serão realizadas eleições para os Órgãos Sociais. As listas devem ser apresentadas até 22 de maio, e a direção atual liderada por João Carlos Pires não irá continuar no cargo.
Foto: GDM