Macedense garante vitória importante na luta pela permanência
Num confronto importante para as contas da permanência, o Grupo Desportivo Macedense recebeu e venceu o UP Venda Nova, por 5-3, em partida disputada neste sábado, referente à 12.ª jornada da Série 2 da Fase de Manutenção do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.
Os anfitriões entraram praticamente a vencer, com o golo inaugural a ser apontado por Patrick Aragão, ao minuto 4, mas a resposta do conjunto amadorense foi tremendamente eficaz, com os tentos de João Marques (8’), André Almeida (10’) e Bruno Sá (13’) a causarem alguma apreensão entre os adeptos locais.
Ainda antes do intervalo, Bruno Sá marcou na própria baliza (2-3), dando esperança renovada para os transmontanos.
No segundo tempo, esteve em destaque o pivô Zé Carvalho, que contribuiu de forma inequívoca para o precioso triunfo do Macedense com três golos (23’, 25’ e 33’).
No final da partida, o treinador do Macedense, Rui Costa, falou de uma vitória difícil numa fase da competição em que a margem de erro é menor. “Foi um triunfo importante e muito difícil. Começámos competentes no nosso processo, mas diante destas equipas basta ‘desligar’ um momento para sermos penalizados. Apesar dos golos sofridos, soubemos manter a calma e conseguimos, ganhar o nosso espaço diante de uma equipa muito capaz e já com a manutenção garantida. Estamos felizes, mas ainda não há nada conquistado e é apenas mais um degrau no objetivo da manutenção”.
Na próxima e penúltima jornada, marcada para o dia 4 de maio, o Macedense desloca-se a Ponta Delgada para defrontar o Livramento, num jogo decisivo no qual a vitória ou o empate decidem a manutenção para o GDM. “Será mais um jogo de enorme intensidade emocional, no qual é preciso saber gerir. Conseguimos evitar castigos para a visita ao Livramento, que será um jogo entre as duas únicas equipas na Série 2 que ainda disputam algo (manutenção). Encontraremos uma equipa muito forte, bem reforçada em janeiro, com um jogo bem estruturado. Apesar de termos uma viagem longa e dura para preparar, queremos garantir a manutenção já no próximo jogo,” anteviu Rui Costa.
O Macedense ocupa o sexto lugar, acima da linha de água, com 15 pontos, enquanto o Livramento é sétimo em zona de despromoção, com 12 pontos.
O treinador da UP Venda Nova não quis prestar declarações. A equipa da Amadora, quinta classificada (18), joga na próxima ronda em casa, diante do Boa Esperança.
Foto Arquivo: Guilherme Moutinho