FUTSAL

Macedense vence Famalicão e segue na Taça de Portugal em jogo de emoções fortes (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2023-12-11 10:32

O Grupo Desportivo Macedense carimbou, este sábado, a passagem para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de Futsal Placard, vencendo o Famalicão por 5-3, num jogo que ficou marcado por emoções fortes e alguma confusão no final do mesmo.

Antes do apito inicial, Vítor 'Paxa' Costa entregou a braçadeira de capitão a Zé João, que está de saída para o Nun'Álvares, num gesto simbólico de agradecimento pela dedicação do atleta barrosão ao clube macedense. O ‘universal’, de 26 anos, não conseguiu esconder as emoções no momento da despedida. "É um misto de emoções, sinto alguma tristeza ao deixar o clube após sete anos representando este emblema," acrescentando que "agora, é dar um passo para uma nova fase da vida, com outros objetivos, mas deixo aqui amigos para toda a vida num clube que será sempre especial".

Com a bola a rolar, o Famalicão entrou melhor na partida ao adiantar-se no marcador, ao minuto 7, por Fábio Semedo. O cabo-verdiano demonstrou velocidade e potência de remate ao inaugurar o marcador em Macedo de Cavaleiros.

Assistiu-se, depois, a uma excelente reação do Macedense, com Carlos Pires a empatar, aos 9', à 'lei da bomba' e, aos 12', Zé João com um desvio subtil a confirmar a reviravolta.

No regresso dos balneários, aos 26', Pedro Miguel ampliou na sequência de uma boa combinação com Takumi, fazendo o 3-1. O Macedense voltaria à carga, com Riquinho a fazer o gosto ao pé aos 32’, com mais um passe 'açucarado' de Pedro Miguel.

O Famalicão procurou reagir, apostando no quinto homem, e Reis haveria de reduzir a diferença aos 33’.

No tudo por tudo dos famalicenses, o Macedense aproveitou um roubo de bola para, perante uma baliza deserta, marcar o 5-2 por Patrick Aragão, mostrando precisão na longa distância.

Antes do apito final, aos 39', Semedo bisou na partida e fechou as contas em 5-3, um resultado que confirmou o apuramento do Macedense para a próxima ronda da prova rainha do futsal português.

Nas entrevistas rápidas, o treinador do Famalicão, Ricardo Costa, considerou o resultado injusto e fez críticas à equipa técnica local. “É Taça, embora considere que no jogo anterior para o Campeonato, em que vencemos, não tenhamos sido melhores, neste jogo fomos superiores. Gostaria de destacar, com todo o respeito pelo Macedense e a sua massa associativa, que este clube não pode ser treinado por pessoas sem caráter. Já no último jogo, quis parabenizar o treinador adversário, e ele recusou cumprimentar-me”.

Estas palavras foram o rastilho para momentos de alguma confusão junto à zona de acesso aos balneários e acabaram por merecer uma resposta pronta do técnico do Macedense, Rui Costa. "O adversário teve o azar de provocar o Macedense. Este treinador chega ao pavilhão com uma atitude de superioridade, sem cumprimentar ninguém, e a 'mandar bocas' desde o início. Não somos santinhos, mas não se escondam atrás de uma capa que não têm. Quiseram provocar, mas fomos estratégicos e mostrámos em campo que somos competentes. O treinador do Famalicão mostrou uma arrogância e falta de delicadeza que nunca vi, num jogo em que as duas equipas estiveram muito bem, apenas manchado pela atitude de um homem."

Quando questionado qual seria o cenário ideal para a próxima ronda da prova, Rui Costa é perentório. "Queremos que a próxima eliminatória seja em casa, contra um grande clube, pois este público merece mais um grande espetáculo".

A quarta eliminatória da Taça de Portugal de Futsal Placard está agendada para o dia 27 de janeiro, na qual juntam-se aos clubes apurados os emblemas que jogam a Liga Placard.

Antes, no próximo dia 16 de dezembro, o Macedense encerra a sua participação na Série A da 1.ª Fase do Campeonato Nacional de Futsal da 2.ª Divisão, perante os seus adeptos, diante do Paços de Ferreira.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB