FUTEBOL FORMAÇÃO

Macedo Cavaleiros mostra aptidão nas bolas paradas no triunfo diante da Escola Crescer

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2023-11-25 19:09

O Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros venceu, neste sábado, na deslocação ao terreno da Escola Crescer, por 2-4, somando a segunda vitória da temporada, em jogo a contar para a quarta jornada do Campeonato Distrital de Juniores Sub-18.

A equipa de Macedo de Cavaleiros entrou mais esclarecida na partida, e, aos 13 minutos, Gonçalo Silva abriu a contagem, na sequência de um livre cobrado por Fábio Frutuoso, coroando o melhor desempenho do conjunto visitante.

A Escola Crescer soube reagir, e aos 23 minutos, Diogo Madeira empatou o encontro, após um passe fenomenal do capitão Hélder Viana, a descobrir o veloz avançado dos brigantinos.

Na segunda parte, o jogo começou, praticamente, com o golo do conjunto da casa, por Diogo Madeira, a passe de Costa, aos 48 minutos, a proporcionar a reviravolta favorável aos estudantes.

Aos 62’, o Macedo de Cavaleiros empatou, num lance a papel químico do primeiro golo, por Gonçalo Silva.

Pouco depois, aos 65 minutos, o árbitro Carlos Ventura assinalou uma grande penalidade, a castigar uma falta na área de Gonçalo Silva sobre Costa. Chamado à responsabilidade, Diogo Madeira tentou mostrar habilidade com um 'panenka', mas a bola saiu por cima da barra da baliza de Neuer.

O lance motivou os visitantes, que acabariam por garantir o triunfo com os golos de Martim, aos 75’, num lance individual, e, aos 84’, por Santiago, na sequência de um canto apontado por Frutuoso.

No rescaldo da partida, o técnico da Escola Crescer, Nuno Pereira, sublinhou a influência das bolas paradas no resultado. “A equipa adversária começou melhor a partida, estando em superioridade no primeiro quarto de hora. Após esse impacto inicial, conseguimos equilibrar o jogo e criar várias oportunidades. O adversário acaba por ser um vencedor justo por saber aproveitar melhor as oportunidades, algo em que não estivemos bem neste jogo, sobretudo nas bolas paradas. É o nosso segundo desaire consecutivo, mas este deixa-nos um amargo de boca, pois acredito que poderíamos ter feito mais e melhor”.

O técnico-adjunto do Macedo de Cavaleiros, Bruno Rato, reconheceu alguma felicidade nos lances capitais do encontro. "Este acaba por ser um jogo atípico, porque, ao contrário dos outros dois jogos já realizados, não havíamos conseguido demonstrar esta capacidade nas bolas paradas, e neste, esse aspeto do jogo foi decisivo. Quanto ao jogo, tentámos impor o nosso jogo, buscando a posse de bola, apresentando as movimentações corretas, mas faltou a paciência para bascular o jogo ofensivamente. Num terreno complicado, valeu a vontade dos jogadores, por vezes em detrimento da tática,” acrescentando que “o momento determinante deste encontro foi a grande penalidade falhada pelo adversário”.

Deste modo, o Macedo de Cavaleiros sobe ao terceiro lugar da competição, com 6 pontos, enquanto a Escola Crescer ocupa o oitavo lugar, ainda sem pontuar. Na liderança seguem os invictos Mirandela e Moncorvo, ambos com 9 pontos.

Na próxima ronda (5.ª), marcada para o dia 9 de dezembro, a Escola Crescer visita os vizinhos Mãe d’Água, ao passo que o Macedo goza de folga.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB