Mãe d’Água perde Taça Transmontana de Sub-14 para o Vila Real (com galeria)
O Sport Clube Vila Real venceu, este domingo, a edição 2023/2024 da Taça Transmontana de Sub-14, ao derrotar na final o Futebol Clube Mãe d’Água por 4-2, num jogo no qual o campeão distrital brigantino esteve na liderança do marcador com dois golos de vantagem.
No Estádio da Cruz, em Valpaços, a formação brigantina abriu o marcador ao minuto 31, pelo avançado Faiões. Um golo que motivou os tricolores, que aumentaram a vantagem aos 37 minutos, por Gonçalo Fernandes.
A resposta da turma dos Lobos do Marão surgiu já nos descontos do primeiro tempo, por Bragança, aos 40+1 minutos, com o mesmo jogador a consumar o empate, já no segundo tempo, aos 56 minutos.
A reviravolta do campeão distrital vila-realense ficou confirmada aos 61 minutos, por Santiago, e com o terceiro golo da conta pessoal de Bragança, aos 76 minutos, a confirmar o triunfo dos alvinegros.
Após o apito final, o diretor-desportivo do Mãe d’Água, Marco Lamas, apontou a fadiga física provocada pelo calor como determinante no resultado. “Tendo em conta o desempenho inicial da nossa equipa, não se perspetivava este desfecho, mas o Vila Real soube tirar vantagem da capacidade física e soube aproveitar o desgaste dos nossos atletas, provocado pelo calor, que obrigou a substituições forçadas”.
Para Marco Lamas, esta competição serve de antecâmara para o Campeonato Nacional de Sub-15, onde o Mãe d’Água irá marcar presença. “A Taça Transmontana ganha importância, ao permitir uma leitura mais abrangente de outras realidades e da nossa capacidade perante outros desafios”.
“Acabámos por dar uma boa réplica perante o campeão distrital de um campeonato mais competitivo que o nosso, por isso pedimos condições e horários para trabalhar, acreditando que conseguimos equilibrar as forças. Provámos ter qualidade, tal como foi elogiado pelo treinador adversário, indiciando que poderemos realizar uma boa campanha no nacional. Apesar disso, são necessários alguns ajustes no plantel para podermos aumentar os nossos índices competitivos”, concluiu o dirigente tricolor.
O treinador do Mãe d'Água, Alexandre Diegues, afirmou que o resultado foi justificado. "Foi um jogo muito equilibrado e disputado, com duas boas equipas em campo. No entanto, foi uma partida um pouco confusa, com o Vila Real a sofrer golos nos seus melhores momentos e nós a seguir pelo mesmo caminho. No fim, a vitória do Vila Real foi justa, pois tiveram as melhores oportunidades do encontro".
Esta é a segunda edição da Taça Transmontana de Sub-14, competição onde o Mãe d’Água terminou como finalista vencido nas duas ocasiões, sendo que a edição inaugural teve como vencedor a ADCE Diogo Cão.
Fotos: AF Bragança