Martim Quitério é vice-campeão nacional de estrada
O jovem ciclista que representa o Clube Ciclismo de Mirandela, Martim Quitério, sagrou-se vice-campeão nacional de estrada, na categoria de juvenis (sub/15), na prova de fundo que decorreu, no passado sábado, em Castanheiro do Ribatejo (Vila Franca de Xira).
Martim terminou a prova de 29 quilómetros e 400 metros com o mesmo tempo do vencedor, Gonçalo Correia, da equipa LANDEIRO/MATIAS&ARAÚJO, com 45 minutos e 7 segundos.
Refira-se que Martim Quitério é juvenil de primeiro ano (tem apenas 13 anos) e consegue este magnífico resultado num escalão onde vai permanecer duas épocas.
Esta prova teve a participação de 83 ciclistas e foi organizada pela Associação de Ciclismo de Lisboa e Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo.
É caso para dizer que “filho de peixe sabe nadar”. Martim é filho de César Quitério, o mirandelense que chegou a ser ciclista profissional que ficou conhecido pela excelente qualidade nas chegadas ao sprint. Talvez por isso, o ciclismo está-lhe no sangue desde pequenino. Aos três anos já andava de bicicleta sem rodinhas. “Uma criança tem de aprender a andar de bicicleta e quanto mais cedo melhor. Comecei com dois anos e depois aos três anos já comecei a andar sem rodinhas”, diz.
Aos 6, 7 anos realizou as primeiras provas, mas a partir de 2022 começaram a chegar os resultados que deixam entender que estamos perante uma promessa do ciclismo nacional.
Se por um lado tem pena de não ter colegas da sua idade com quem treinar, por outro entende que acaba por ser um privilegiado poder ter um treinador só para si e ainda por cima o seu próprio pai. “Às vezes estamos a ver provas de ciclismo e o meu pai dá-me dicas e vou aprendendo. Claro que ter um pai ciclista não é igual a um pai normal que gosta de ciclismo e é melhor ter um treinador só para mim do que ser treinador de dez ciclistas”, brinca.