Mau tempo não travou recorde de participação no 'Crescer Jogando' (com galeria)
Cerca de 1500 jovens, representando 35 escolas e clubes de formação de Portugal e Espanha, participaram, neste fim de semana, na 22.ª edição do Torneio Desportivo Internacional de Futebol de Formação “Crescer Jogando”. O evento, que é uma referência no futebol de formação, atingiu um número recorde de participantes, e nem o mau tempo conseguiu diminuir a vontade e a felicidade dos jovens atletas que animaram os dois campos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
Os jogos de sábado, de caráter lúdico, contaram com a participação dos escalões de petizes, traquinas, benjamins e infantis, numa animada celebração da prática desportiva que marcou o espírito do torneio.
Nos jogos dos mais jovens, não faltaram os emblemas locais como o FC Mãe d’Água e o GD Bragança, numa demonstração de camaradagem entre os clubes vizinhos.
Para Frederico Matouças, treinador do FC Mãe d’Água, o divertimento dos mais jovens foi a nota dominante. “Foi uma competição muito engraçada, com muitas equipas e participantes, onde o divertimento foi garantido através da prática desportiva. Esta iniciativa é extremamente importante, ao dar movimento à cidade e proporciona novas experiências a estes jovens.”
Também Rui Alves, coordenador da formação do GD Bragança, destacou a necessidade da prática desportiva entre os mais jovens. “Estamos aqui para dar oportunidade às crianças para serem felizes através da prática desportiva e proporcionar experiências diferentes, num contexto de diversão através desta modalidade que adoramos.”
Rui Pacheco, responsável da Escola Hernâni Gonçalves, é uma presença assídua no “Crescer Jogando”, tendo o seu emblema participado em todas as edições do torneio. “As nossas Escolas foram fundadas no mesmo ano, e estes encontros lúdicos, que eram raros, ganharam força e deram azo a este saudável intercâmbio. É preciso passar a mensagem que, nestas idades, o futebol deve ser divertimento, sem pressões, e dar oportunidades a todos. Esta é uma idade em que devem ser felizes.”
No domingo, em contexto competitivo, a equipa A da Diogo Cão sagrou-se vencedora na categoria de juniores, enquanto o Sousense levou o troféu do escalão de juvenis e a Chafé destacou-se entre os iniciados.
A organização do torneio esteve a cargo da Escola de Futebol Crescer de Bragança, em colaboração com o Município de Bragança, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Instituto Politécnico de Bragança e a Associação de Futebol de Bragança.
O coordenador da Escola Crescer, Paulo Lico, lamentou o mau tempo que atrapalhou a festa, mas salientou a forte participação nesta edição. “O tempo não foi nosso amigo no sábado, obrigando a terminar mais cedo, mas saliento que foi o torneio com mais presenças de clubes, equipas e número de atletas. Este torneio é preparado com largos meses de antecedência, onde os nossos parceiros deram uma ajuda essencial. Não há muita margem para evoluir no número de participantes, sendo necessário realizar alguns jogos no Campo do CEE, mas é uma iniciativa para repetir.”
Por fim, o autarca brigantino, Paulo Xavier, elogiou a iniciativa. “No tempo ninguém manda, mas a Escola Crescer mostrou a sua capacidade organizativa e soube superar as dificuldades num evento de referência na região. Foi um convívio muito salutar, com partilha de conhecimentos, juntando pessoas dos mais variados pontos do país em representação das várias equipas. É fundamental para Bragança que promova estes eventos que tornam os jovens mais participativos e incluídos na comunidade,” concluiu.
Fotos: Luís Mesquita / Escola Crescer / Guilherme Moutinho