Mirandela

Meia centena de mulheres foram à caça ao javali

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2024-02-29 10:25

O concelho de Mirandela acolheu, durante o fim-de-semana, uma montaria ao javali. Até aqui nada de novo, tantas são as que se realizam por esse país fora. Mas, esta foi exclusivamente para mulheres que pretendem provar que a caça não é apenas para homens e vão testar se a pontaria está afinada.
Cidália Fernandes, natural de Vinhais, tem 34 anos, e desde bem cedo começou a gostar de caçar. “Já vem de alguns anos, porque o meu avô era caçador e o bichinho começou aí”, conta esta técnica de relações públicas. “Entretanto, cresci e achei que o meu forte seria a caça grossa. Comecei como matilheira, a acompanhar os meus amigos que caçavam ao javali, em montaria, surgiu depois a oportunidade de tirar a carta de caçador e desde então comecei a caçar ao javali, mas também foram surgindo outras espécies, como a caça ao coelho, à perdiz e outros”, adianta.
Foi uma das responsáveis pela organização da montaria feminina de Trás-os-Montes que juntou mais de meia centena de mulheres. “Vieram não só as caçadoras de todo o país, mas também de outros países como a Espanha, Suécia e Alemanha. Vieram um pouco de toda a parte”, diz.

Assinaturas MDB