Planalto Mirandês

Miranda do Douro vai criar uma feira mensal de gado

Publicado por Francisco Pinto em Qua, 2014-09-10 18:21

A Câmara de Miranda do Douro vai reativar infraestruturas com décadas de existência para incrementar a produção de animais de raça bovina mirandesa, no sentido de aumentar o efetivo de uma espécie autóctone  “com potencial reconhecido”.
“O que pretendemos é revitalizar os produtos endógenos e o concelho de Miranda do Douro é forte em raças autóctones, com potencial reconhecido como é caso dos bovinos de raças mirandesa, e por esse motivo estamos dispostos a apostar forte no setor pecuário”, disse ao Mensageiro o autarca de Miranda do Douro, Artur Nunes.
 
Um dos primeiros passos é a recuperação do centenário Posto Zootécnico de Malhadas (PZM.
A unidade zootécnica foi criada em 1913 e está instalada numa área com cerca de 50 hectares, dotada de estábulos, uma unidade logística constituída por dois edifícios, posto de recolha e análise de sémen, áreas de pastagem entre outros equipamentos.
O PZM esteve sob a tutela do Ministério da Agricultura até 1993, tendo passado para a gestão de duas associações de produtores pecuários da região, que se mantém até hoje.
De seguida a autarquia já comprometeu a revitalizar as instalações do mercado de gado de Malhadas e instituir uma feira mensal para a compra e venda de animais de raças autóctones como a bovina mirandesa ou ovinos de raça churra mirandesa.
 

Assinaturas MDB