FUTEBOL

Mirandela quebra enguiço e vence Taça Transmontana (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2023-08-14 11:37

O Sport Clube Mirandela sagrou-se vencedor da quinta edição da Taça Transmontana em futebol masculino, ao derrotar, neste domingo, o Sport Clube Vila Real por 3-1, no Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Este triunfo histórico para a equipa orientada por André Irulegui faz do SC Mirandela o primeiro clube filiado na Associação de Futebol de Bragança a conquistar o troféu que reúne os campeões distritais da temporada anterior das Associações de Futebol de Bragança e Vila Real.

Com uma exibição tranquila e eficaz, o Sport Clube Mirandela desfez o nulo no marcador, aos 28 minutos, através do avançado Henrique. O goleador brasileiro aproveitou da melhor forma o cruzamento de Afonso Souza e, com um cabeceamento certeiro, conferiu a vantagem de 1-0 que se manteve até ao intervalo.

Na segunda parte, o Vila Real tentou pressionar, mas o Mirandela acabou por ter as melhores oportunidades e a expulsão de Soares, aos 72 minutos, por acumulação de amarelos, acabou por facilitar a tarefa aos mirandelenses. O segundo golo da formação de Mirandela apareceu, aos 77’, por intermédio do recém-entrado Moubarak.

O minuto 93 foi verdadeiramente frenético, com golos para ambas as equipas. Primeiro, o Vila Real com o golo do capitão André Azevedo e, logo a seguir, Moubarak, a bisar, selou a vitória dos mirandelenses.

Após o término do jogo, André Irulegui expressou a opinião de que esta vitória histórica reforça o bom momento da equipa na preparação para o início do Campeonato de Portugal. O primeiro jogo está agendado para este domingo no São Sebastião, frente ao Brito. “A conquista deste troféu proporciona um estímulo fundamental para encarar o Campeonato de Portugal. Este jogo ilustra bem o que podemos esperar desta competição, com confrontos intensos e equipas altamente competitivas, onde o detalhe pode determinar os resultados. Conseguir que este troféu seja conquistado por uma equipa do distrito de Bragança foi uma fonte de motivação; é um orgulho ser os primeiros a alcançar este feito."

Já o técnico do SC Vila Real, Nuno Barbosa, lamentou a exibição demonstrada no primeiro tempo. "Este jogo faz parte da nossa fase de preparação, já estamos na quarta semana de trabalho, e acabámos por pagar o preço por termos muitos jogadores a integrar gradualmente a equipa, o que contribuiu para a falta de fluidez evidenciada na primeira parte.”

A uma semana do início do Campeonato de Portugal, Nuno Barbosa antevê dificuldades. “O objetivo do Vila Real é solidificar a nossa posição numa competição que se assemelha à 'Liga dos Campeões'. O formato do Campeonato de Portugal é extremamente desafiante; ninguém está a salvo até ao último jogo. É fundamental mantermos a consistência ao longo da época e tentarmos assegurar rapidamente os pontos necessários para garantir a manutenção."

Para António Ramos, presidente da AF Bragança, esta edição da Taça Transmontana, apontada como “especial”, reforça o trabalho realizado pelas Associações de Futebol de Bragança e Vila Real. "Este é um dia especial para mim, pois tenho uma ligação muito forte com o Vila Real, onde treinei durante muitos anos, e é com grande satisfação que uma equipa da nossa Associação conquista este troféu. O que realmente importa é a colaboração entre ambas as Associações, baseada numa visão estratégica para a realização conjunta de diversos eventos desportivos. Existe a vontade de expandir a Taça Transmontana para os escalões de formação, com este intercâmbio a ser replicado nas competições de formação de futsal."

Um sentimento partilhado por José Manuel Fernandes, vice-presidente da AF Vila Real. "Foi um dia de festa para o futebol transmontano, onde a colaboração entre as associações saiu reforçada e o sucesso na partilha de eventos competitivos é evidente."

O Mirandela assume o título de vencedor da Taça Transmontana, sucedendo assim ao Vilar Perdizes. Os campeões anteriores da competição foram o Vila Real em 2019, o Chaves B em 2018 e o Mondinense em 2017.

O jogo teve um caráter solidário, com os bens recolhidos - como roupas, alimentos e material escolar - a serem destinados à causa do Centro de Apoio Temporário Raio de Sol de Mirandela.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB